https://saomarcosonline.com/apidata/imgcache/676934f3b347bb11ac29e12aa7bbf424.jpeg
https://saomarcosonline.com/apidata/imgcache/676934f3b347bb11ac29e12aa7bbf424.jpeg
https://saomarcosonline.com/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Entenda porque o fim de semana será uma “geladeira”

Massa de ar frio de origem polar influenciará o tempo no fim de semana com temperaturas baixíssimas e muita geada O Sul do Brasil enfrentará um fim de semana com temperaturas inéditas neste ano devido a uma significativa onda de frio. Uma forte massa de ar polar trará dias com temperaturas muito abaixo da média.

Atualizado em 28/06/2024 às 16:06, por Equipe SMO.

Entenda porque o fim de semana será uma “geladeira”

Massa de ar frio de origem polar influenciará o tempo no fim de semana com temperaturas baixíssimas e muita geada

O Sul do Brasil enfrentará um fim de semana com temperaturas inéditas neste ano devido a uma significativa onda de frio. Uma forte massa de ar polar trará dias com temperaturas muito abaixo da média. As madrugadas serão gélidas, com mínimas 10ºC ou mais abaixo das médias históricas de junho e julho.

https://saomarcosonline.com/apidata/imgcache/e7d2de2ef4d18ca32662b52abaa1051c.png

Este fim de semana será uma geladeira, mesmo comparado aos episódios de frio intenso habituais do inverno. As noites serão especialmente frias, e a temperatura permanecerá baixa durante o dia, mesmo com sol. Muitos municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de alguns do Paraná, devem registrar temperaturas abaixo de zero.

A previsão para sábado indica muito frio, com temperaturas baixas à tarde e ainda mais baixas no início e final do dia. Com a chegada do ar polar, espera-se vento, o que aumentará a sensação de frio. Em áreas de relevo, a sensação térmica poderá ser negativa.

Madrugadas mais frias vão ocorrer no domingo e no começo da semana

As madrugadas mais frias vão ocorrer no domingo e no começo da semana, quando são projetadas marcas ao redor de 0ºC e negativas em grande parte das cidades gaúchas e parte de Santa Catarina. O tempo estará aberto, o vento calmo e haverá subsidência (movimento descendente do ar) por uma alta pressão associada ao ar polar.

As menores mínimas ocorrerão nas áreas de maior altitude. Nos Aparados da Serra, as mínimas ficarão entre -2ºC e -5ºC, podendo chegar a -6ºC e -7ºC nas baixadas, como em São José dos Ausentes. Valores menores não estão descartados. Na Serra Gaúcha, as mínimas variarão de -3ºC a 0ºC na maioria das localidades, mas podem ser ainda menores nas baixadas. No Planalto Médio e na região de Soledade, as mínimas poderão chegar a -3ºC a -5ºC.

Na região mais densamente povoada do Rio Grande do Sul, Porto Alegre deve ter mínimas de 3ºC a 4ºC na estação do Jardim Botânico no domingo e de 2ºC a 3ºC na segunda. Entretanto, em bairros ao sul e leste da cidade, a temperatura pode cair a 0ºC ou menos, o que também pode ocorrer em pontos da região metropolitana.

O frio intenso atinge quase todo o estado de Santa Catarina, com temperaturas ao redor de 0ºC ou negativas em muitas cidades no início do domingo e da segunda. Nas baixadas do Planalto Sul, a temperatura pode cair para -5ºC a -7ºC na região de São Joaquim, com possibilidade de registros ainda menores.

Geada forte a severa pode trazer danos

A primeira significativa onda de frio do ano trará geada generalizada no Rio Grande do Sul, na maioria das cidades de Santa Catarina e em parte do Paraná. No sábado, a geada afetará principalmente áreas do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho.

No entanto, no domingo e na segunda-feira, a geada será ainda mais ampla. Deve gear em quase toda a Grande Porto Alegre, em vários bairros da capital gaúcha e, surpreendentemente, até em algumas praias do Litoral Norte, onde a ocorrência de geada é pouco frequente.

Muitas cidades devem ter geada forte com risco de perdas ou danos no setor hortifruti. Em áreas de relevo, a geada pode ser até localmente severa e com formação de “agulhas de gelo” (needle ice), filamentos de gelo sobre o solo em noites de temperatura excepcionalmente baixa.

Como o frio será muito intenso a extremo em localidades de maior altitude, com marcas tão baixas quanto -5ºC a -7ºC, alerta-se para o risco de congelamento. Além disso, pode se formar gelo em rodovias do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense. Consequentemente, a água deverá congelar nos canos das residências nas cidades mais altas dos territórios catarinense e gaúcho.