Vítima de acidente em ribanceira recebeu alta hospitalar nesta sexta
Samir Andreola Armiliato; 36 anos, despencou em uma ribanceira de aproximadamente 100 metros nesta quinta-feira, sofrendo apenas ferimentos leves. Confira entrevista com a família da vítima e bombeiros.

Samir Andreola Armiliato; 36 anos, despencou em uma ribanceira de aproximadamente 100 metros nesta quinta-feira, sofrendo apenas ferimentos leves. Confira entrevista com a família da vítima e bombeiros.
A estrada da Linha Santo Henrique foi cenário de mais um grave acidente nesta quinta-feira (15), a cena parecia se repetir para a equipe de resgate que atuou no socorro, o local já havia sido notícia há 2 anos quando um caminhão de coleta de lixo despencou, em 2020, com três ocupantes que também saíram com vida.
Passava um pouco das 16h30 quando o centro da cidade foi tomado por sirenes que se deslocavam em direção ao interior. Samir Andreola Armiliato, 36 anos, conduzia uma van no sentido Flores da Cunha x São Marcos para fazer uma entrega quando se perdeu na curva e despencou na ribanceira.
O Sargento Geomir Alan da Cas, responsável pelo pelotão de São Marcos atuou no resgate e, em entrevista, comentou sobre o atedimento realizado nesta quinta-feira. “Por volta das 16h40 a equipe foi acionada para o atendimento de uma ocorrência, o chamado veio de uma pessoa que passava no local e presenciou o momento em que uma van furgão havia caído no precipício de aproximadamente cem metros de altura”
No local a equipe, ainda na via, fez contato verbal com a vítima que estava no precipício. Samir respondeu que estava bem, mas queixava-se de um pouco de dor em uma das pernas.
Com base nesta informações o Sargento Alan e o soldado Oliveira iniciaram a descida para resgatar a vítima. Alan destaca que Samir já havia subido cerca de 15 metros em direção a estrada quando a equipe chegou lá embaixo. No local ele foi amarrado ao cabo de salvamento para iniciar a subida com segurança.
Alan destaca ainda a participação dos populares no local, que foram fundamentais para dar agilidade a subida, comandada pelo soldados Thiago e João Vitor, que estava de folga e se deslocou para auxiliar os colegas.
“Eu destaco a importância dos populares que estavam no local e nos ajudaram muito, foi muito importante a participação deles porque eles não nos atrapalharam nas ações e muito nos ajudaram para poder fazer a tração de salvamento, além disso, tinha dois soldados da Brigada Militar controlando a cena e cuidando para que não acontecesse outro acidente”
A vitima foi imobilizada por precaução e o SAMU, que já havia sido acionado, encaminhou a vítima ao hospital para avaliação.
Samir é natural de Campestre da Serra mas reside em Caxias do Sul. De acordo com o irmão, Samuel, ele seguia em direção a São Marcos onde faria uma entrega. “Ele é funcionário de uma empresa e roda a região fazendo entrega, estava indo a São Marcos”.
Para Samuel, o gato de Samir ter saído praticamente ileso é considerado um milagre. A família também ressaltou a agilidade do atendimento e atribui o final feliz a Deus.
“Foi um milagre mesmo. Os bombeiros trabalharam com agilidade e Deus estava com ele e evitou que o pior acontecesse” finaliza Samuel.
Bombeiros destacam o perigo da estrada
Os bombeiros orientam é para que os condutores usem a estrada de forma prudente, com cautela, já que este não é um período de chuvas e a estrada fica muito seca. “As pedras estão muito soltas, então se a pessoa vier um pouco mais rápida acaba não conseguindo segurar”, frisa Alan, que ainda complementa, “Se as pessoas se excederem um pouco, ainda mais se não conhecem a estrada aí, poderemos ter outros acidentes não só nesse local, mas em outros locais também”.
Na avaliação de Alan, uma alternativa pra este local seria a colocação de barreiras físicas, ou uma forma de alargar este ponto e outras curvas. Obstruir o precipício pra que não caiam outros veículos.
“Coincidentemente já foi o segundo que caiu ali. E eu soube por populares que há um tempo atrás já havia caído um veículo cerca de quatro metros pra baixo, naquela ocasião ele ficou preso nas árvores e conseguiram puxar de volta. Dá pra ver que o local realmente tá chamando esse tipo de perigo e é preciso que se tenha então uma ação aí nesse local pra poder prevenir e não aconteça outros acidentes”, acrescenta.
Sobre as dificuldades que a equipe enfrentou durante o resgate desta quinta-feira, Alan destaca que o acesso até chegar a vítima e a subida, devido a vegetação, foram extremamente difíceis, sendo necessário um grande condicionamento físico para suportar a ação.
“A equipe está preparada pra esse tipo de ação, possui técnica, possui capacidade física e foi uma grande felicidade ali que a gente conseguiu tirar essa vítima de lá bem, porque dadas as proporções do acidente o final poderia ter sido muito pior do que foi, então o corpo de bombeiros está feliz com a ação e deseja pronta recuperação à vítima. Nos colocamos a disposição da comunidade pra qualquer esclarecimentos dúvidas ou necessidade de atendimento” finaliza o Sargento Alan.
Vale destacar que acidente envolvendo o caminhão de coleta de lixo ocorreu exatamente no mesmo ponto, sendo que a distância entre os dois veículos (caminhão e van) é de cerca de 5 metros.