/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/b57034c3e59176a09cbbea646c22583a.png

Jovem são-marquense conquista 1º lugar em seletiva e ingressa no Colégio Tiradentes de Caxias do Sul

Pedro Migotto Lopes tem 15 anos e é filho de policial, ele se formou no último dia 13 de abril na instituição pertencente a Brigada Militar.

Atualizado em 30/04/2024 às 15:04, por Equipe SMO.

Jovem são-marquense conquista 1º lugar em seletiva e ingressa no Colégio Tiradentes de Caxias do Sul

Pedro Migotto Lopes tem 15 anos e é filho de policial, ele se formou no último dia 13 de abril na instituição pertencente a Brigada Militar. Confira entrevistas e saiba mais sobre o colégio e sobre a conquista do estudante

Pedro Migotto Lopes, filho de Tiago Carvalho Lopes e Paula Soares Migotto Lopes, sempre estudou em escolas públicas do município. Durante a Educação Infantil, foi aluno nas Escolas Municipais de Educação Infantil Amor Perfeito e Ternura, já no ensino fundamental, estudou nas Escolas Estaduais Orestes Manfro e Monteiro Lobato. Aos 15 anos chegou a hora de ingressar no Ensino Médio, e Pedro optou por tentar uma vaga no Colégio Tiradentes em Caxias do Sul.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

O Colégio Tiradentes, pertencente à Brigada Militar, é reconhecido não apenas pelo ensino de excelência, mas também pela formação cívica e moral que oferece aos seus alunos. O processo seletivo para ingressar nesta instituição é rigoroso e inclui exame intelectual, exame de saúde e exame físico. Pedro, determinado e focado em seus objetivos, optou por participar deste desafio, buscando uma vaga nesta renomada instituição de ensino.

E sua dedicação e esforço foram recompensados. Pedro conquistou o 1º lugar na modalidade Dependentes da Brigada Militar, destacando-se entre os demais candidatos. Sua jornada de sucesso foi marcada por uma série de desafios e superações, desde os primeiros passos na educação infantil até o momento da conquista desta vaga tão almejada.

Em uma emocionante cerimônia, realizada no dia 13 de abril, Pedro participou da Formatura da Boina dos alunos do 1º ano do Ensino Médio. Este evento não apenas marca um marco na trajetória educacional de Pedro, mas também representa um rito de passagem tradicional do militarismo, onde cada aluno recebeu sua boina, símbolo de identidade e pertencimento à instituição.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

Para entender melhor o significado desta conquista e o impacto que ela tem não apenas na vida de Pedro, mas também na comunidade local e na sociedade em geral, o SMO entrevistou o diretor da Escola Tiradentes em Caxias do Sul, o coronel Juliano Amaral, bem como o pai de Pedro, Tiago Carvalho Lopes.

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

Para Tiago Carvalho Lopes, pai de Pedro, essa é uma história de superação e a realização de um sonho

Pedro Migotto Lopes, filho de Tiago Carvalho Lopes e Paula Soares Migotto Lopes, sempre estudou em escolas públicas de São Marcos

“Desde pequeno, Pedro enfrentou muitos desafios. Descer sozinho de casa desde pequeno, ter que batalhar e acordar cedo para ir à escolinha foram apenas algumas das dificuldades que ele superou. Mas cada obstáculo enfrentado foi um aprendizado, uma oportunidade de amadurecimento. Quando manifestou interesse em ingressar no Colégio Tiradentes, nós o apoiamos integralmente, oferecendo todo o suporte necessário para que ele pudesse se preparar para o processo seletivo.”

“Pedro passou pela pandemia durante o sétimo e oitavo ano, perdendo muitas matérias nesse período. Nosso apoio principal foi buscar professores extras para ajudá-lo a recuperar o conteúdo perdido. O processo seletivo para o Colégio Tiradentes é desafiador, mas Pedro se dedicou e se preparou intensamente para enfrentá-lo. Ele tinha um objetivo claro em mente e estava determinado a alcançá-lo.”

“Quando recebemos a notícia de que Pedro havia conquistado o 1º lugar na modalidade Dependentes da Brigada Militar, foi uma mistura de orgulho, felicidade e alívio. Todo o esforço e dedicação dele haviam sido recompensados. Ver o sorriso no rosto dele na cerimônia de formatura da boina foi emocionante. Sabíamos que ali começava uma nova etapa em sua vida, uma etapa repleta de desafios, aprendizados e oportunidades.”

/apidata/imgcache/521ec81c01718c180929d2b052e93fce.png

“Estamos confiantes de que o Colégio Tiradentes proporcionará a Pedro uma formação de excelência, tanto do ponto de vista acadêmico quanto do ponto de vista cívico e moral. Ele terá a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial, cercado por profissionais dedicados e por colegas que compartilham de seus valores e aspirações. Estamos muito orgulhosos do nosso filho e ansiosos para acompanhar de perto todas as conquistas que ele ainda alcançará.”

/apidata/imgcache/6ab4f0e8b4287808ccf7582ab7f7b6fd.png

O diretor da escola de Caxias do Sul, coronel Juliano Amaral explica como se dá o processo de seleção

Ex-comandante do 36° BPM, Juliano Amaral foi promovido a tenente-coronel da Brigada Militar e é o diretor do Colégio Tiradentes de Caxias do Sul

“A inclusão ao CTBM se dá por concurso público promovido pela Brigada Militar, com previsão de vagas para alunos dependentes de Policiais Militares, assim como vagas destinadas a alunos de escolas públicas e escolas privadas. Temos a chamada ‘semana zero’ que é semana de adaptação, onde o aluno passa a semana inteira, turno integral, somente com os Policiais Militares, onde ali terão todas as instruções necessárias, teóricas e práticas, para conhecerem, se adaptarem, e terem o convencimento de realmente quererem estar participando deste método de ensino.”

/apidata/imgcache/41c488d9a57a79f3e217093acf806621.png

“Além de toda grade curricular, sendo a mesma do Ensino Médio Brasileiro, os alunos Tiradentes têm toda uma formação de civismo, com culto aos valores, ética, regras e princípios saudáveis de comportamento social, onde com certeza sairão do Colégio sendo melhores cidadãos, preparados para o mundo adulto, o mundo real como assim também podemos chamar, pois após o ensino médio é que começam a despertar para suas futuras profissões, construção de suas famílias, e demais atividades dessa transição.”

“Trabalhamos muito o acolhimento do aluno, onde temos uma policial militar formada em assistência social e junto com uma equipe de psicólogos voluntários, realizamos trabalhos coletivos e atendimentos individuais àqueles que detectamos precisar de um acompanhamento mais presente. A equipe da BM fica 24 horas à disposição dos alunos e suas famílias, para atender a qualquer necessidade que possa ser necessária nossa participação.”

“Como abrimos em 2022, ainda não temos ex-alunos, mas pelo feedback das outras unidades, o maior resultado são as aprovações nos concursos públicos, conquistas de vagas junto a faculdades com difícil acesso, boas colocações no mercado de trabalho, e em relação ao desempenho estudantil, a rede Tiradentes figura nos últimos 5 anos, estando entre as primeiras do IDEB a nível de Brasil. São amostras significativas sobre o sucesso de nosso trabalho.”

“Assim como o Pedro, muitos alunos são de várias regiões do estado, e muitos passam a semana longe de suas famílias, e até mesmo morando sozinhos, isso já gera um amadurecimento precoce, uma formação de personalidade responsável, e nossa expectativa em um futuro bem próximo é que sejam os nossos governantes, políticos, militares, prestadores de serviços, empresários, independente do caminho que venham a seguir, mas que o façam sempre pelo bem, pelo ajudar o próximo e fortalecendo um futuro promissor para toda a nossa sociedade.”

O caso de Pedro Migotto Lopes é um exemplo inspirador de superação e determinação. Sua jornada educacional, marcada por desafios e sacrifícios, culminou na conquista de uma vaga no Colégio Tiradentes, uma instituição renomada pela excelência de seu ensino e pela formação cívica e moral que oferece aos seus alunos. Pedro é motivo de orgulho não apenas para sua família, mas também para toda a comunidade de São Marcos, que acompanhou de perto sua trajetória de sucesso. Que sua história sirva de inspiração para outros jovens que enfrentam desafios semelhantes, mostrando que com determinação, esforço e apoio, é possível alcançar os mais altos objetivos.