Polícia Civil prende homem e apreende três armas em ação no interior de São Marcos
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na Linha São Roque com apoio da Força Tática de Farroupilha; investigação apura porte ilegal de armas e crimes ambientais.
Ação da Polícia Civil de São Marcos, com apoio da Força Tática de Caxias do Sul, resultou na apreensão de três armas de fogo e diversas munições durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão no interior do município. Fotos: Polícia Civil
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de São Marcos chefiada pelo delegado Rafael Keller, com apoio da Força Tática de Farroupilha, deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira no interior do município. A ação ocorreu na Linha São Roque e resultou na prisão de um homem e na apreensão de três armas de fogo, sendo duas espingardas (uma calibre 36) e outra de pressão (possivelmente adaptada pra calibre 22) e uma pistola artesanal, além de 65 munições deflagradas e 2 não, calibre 36. As armas foram enviadas para a perícia.
De acordo com a Polícia Civil, o objetivo da operação foi o combate ao crime de posse e porte ilegal de arma de fogo, além da apuração de outros delitos, como crimes ambientais e a caça irregular de animais silvestres. As investigações, que seguem em andamento, apontaram que o suspeito mantinha armas sem a devida documentação legal e realizava a caça ilegal nas imediações da propriedade alvo do mandado.
O homem, de 48 anos, possui antecedentes criminais por ameaça (duas ocorrências) e lesão corporal (duas ocorrências). Após a ação, ele foi encaminhado ao presídio local, onde permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça que as investigações continuam e destaca a importância da colaboração da comunidade. “A Polícia Civil não para. Faça sua parte, denuncie”, reforça a instituição.
Histórico de apreensões de armas em São Marcos em 2025
Ao longo de 2025, São Marcos tem registrado uma série de ações policiais voltadas ao combate ao porte e à posse ilegal de armas de fogo, tanto na área urbana quanto no interior do município. Operações conjuntas entre a Polícia Civil e a Brigada Militar já resultaram em:
- apreensões de armas em mandados de busca e apreensão ligados a investigações por ameaças, violência doméstica e crimes contra o patrimônio;
- prisões em flagrante durante abordagens policiais;
- retirada de armamento irregular de circulação em comunidades do interior, muitas vezes associado à caça ilegal e a crimes ambientais.
As forças de segurança destacam que essas ações têm caráter preventivo e repressivo, buscando reduzir riscos à população e coibir a circulação de armas sem registro legal. A Polícia Civil também reforça que denúncias anônimas têm papel fundamental para o avanço das investigações e para o sucesso das operações.










