Defesa Civil prevê chuvas intensas ventos fortes para o Estado
Antes das chuvas, os ventos sopram em áreas da metade Norte e Centro do Estado, com rajadas entre 30 e 55 km/h.

Antes das chuvas, os ventos sopram em áreas da metade Norte e Centro do Estado, com rajadas entre 30 e 55 km/h.
No sábado (15), uma região de baixa pressão, combinada ao fluxo de umidade do norte, trará chuvas intensas e ventos fortes, acompanhadas de descargas elétricas, para grande parte do RS, conforme projeções da Defesa Civil. Além disso, há risco de queda de granizo e rajadas de vento de até 70 km/h nas regiões da Campanha, Sul, Missões e Centro. Espera-se que os acumulados variem de 20 a 30 mm/dia. Antes das chuvas, ventos com rajadas entre 30 e 55 km/h ocorrerão na metade Norte e Centro do Estado.
Domingo (16): chuvas intensificadas e ventos fortes
No domingo (16), a baixa pressão e o fluxo de umidade do norte, junto à formação de uma frente fria, resultarão em chuvas intensas sobre as regiões das Missões, Noroeste, Centro, Vales, RMPOA, Costa Doce, Litoral Médio, Norte e Serra gaúcha. Os volumes podem alcançar de 40 a 70 mm/dia, acompanhados de ventos pontualmente fortes, podendo exceder os 60 km/h, e rajadas de até 50 km/h na metade Sul do Estado.
Segunda-feira (17): continuidade das chuvas e alerta de vazão
Na segunda-feira (17), a frente fria semi-estacionária manterá as chuvas intensas principalmente no Noroeste, Centro-Norte e Serra gaúcha, com acumulados previstos entre 60 e 125 mm/dia. Ventos com velocidades de até 45 km/h seguirão na metade Sul do Estado.
Alertas da Defesa Civil e prevenção
A Defesa Civil do RS já atua coordenando medidas preventivas com as prefeituras em áreas propensas a alagamentos e deslizamentos. Portanto, a orientação inclui a manutenção e limpeza de rios, córregos e sistemas de escoamento para garantir a adequada vazão das águas. Além disso, há um alerta para a possível elevação lenta dos rios principais e alagamentos pontuais. Os municípios também devem verificar e implementar medidas preventivas conforme os Planos de Contingência municipais.