São Marcos tem três casos confirmados de dengue no sistema público de saúde
Um jovem de 18 anos precisou de internação esta semana e um quarto caso está em análise Uma das grandes preocupações das autoridades da área de saúde atualmente, não apenas no Estado, como no país, é a proliferação dos casos de Dengue. Em São Marcos não é diferente.

Um jovem de 18 anos precisou de internação esta semana e um quarto caso está em análise
Uma das grandes preocupações das autoridades da área de saúde atualmente, não apenas no Estado, como no país, é a proliferação dos casos de Dengue. Em São Marcos não é diferente. Neste mês de março foram registrados três casos positivos para a doença e um quarto caso está em análise. Um dos pacientes, um jovem de 18 anos, necessitou internação hospitalar.
O monitoramento dos focos da Dengue é realizado de forma contínua em São Marcos, através do uso de ovitrampas e do trabalho de fiscalização dos agentes de endemia. No mês passado, das 50 armadilhas instaladas na cidade, alarmantes 72% delas foram positivas para o Aedes aegypti, totalizando a coleta de 3.227 ovos.
Os bairros com alta incidência do mosquito neste mês são Francisco Doncato, Jardim dos Platanos, Progresso, Henrique Pante, Polo, Centro, Santo Antônio e Industrial, com mais de 100 ovos por armadilha. No entanto, é crucial ressaltar que mesmo nos bairros sem alerta, os moradores precisam redobrar os cuidados e adotar medidas preventivas.
Diante desse cenário alarmante, é imprescindível que a população esteja atenta e tome medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, como a eliminação de recipientes que possam acumular água parada, a utilização de repelentes e telas em janelas e portas, além da colaboração com as ações de fiscalização e controle realizadas pelas autoridades de saúde.
Leia também: Alerta! São Marcos registra primeira internação por Dengue
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.
Os principais sintomas da Dengue são: febre alta (39 a 40 graus), com duração de dois a sete dias, dores de cabeça, atrás dos olhos, no corpo e nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.
Além do cuidado para não deixar água parada em qualquer recipiente, o uso de repelente também é uma forma de prevenção, sendo recomendado para maior proteção individual contra a picada do mosquito.
