Dia D de vacinação contra a gripe teve quase 300 doses aplicadas em São Marcos
Desde o início da campanha, quase 2.200 doses foram administradas, representando uma cobertura vacinal atual de 25% do público-alvo No último sábado, dia 13 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu o Dia D de Vacinação contra a Gripe.

Desde o início da campanha, quase 2.200 doses foram administradas, representando uma cobertura vacinal atual de 25% do público-alvo
No último sábado, dia 13 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu o Dia D de Vacinação contra a Gripe. Com todas as unidades de saúde abertas e uma equipe volante alcançando as comunidades do interior, a mobilização resultou na aplicação de 296 doses da vacina contra a influenza.
Este esforço concentrado é parte de uma campanha contínua que visa atingir os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Desde o início da campanha, quase 2.200 doses foram administradas, representando uma cobertura vacinal atual de 25% do público-alvo.
Os grupos prioritários incluem todas as pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses, 29 dias; povos indígenas; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas com deficiência permanente (PcDs); professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; trabalhadores da saúde; pessoas em situação de rua; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade; além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos), trabalhadores do transporte rodoviário coletivo para passageiros urbanos e de longo curso, caminhoneiros, trabalhadores portuários, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Importante ressaltar que a vacinação continua disponível para os grupos prioritários todos os dias da semana, em diferentes unidades de saúde espalhadas pelo município. Os horários de atendimento variam de acordo com cada unidade, proporcionando flexibilidade para que todos possam se vacinar dentro do prazo estabelecido.
A SMS reitera a importância da vacinação para a prevenção de doenças respiratórias e encoraja todos os elegíveis a procurarem a vacinação o mais breve possível. A campanha continua até o final do mês de maio, garantindo que todos os grupos prioritários tenham acesso à imunização contra a gripe.
Todos os postos de saúde dispõe da vacina contra a gripe para aplicar em pessoas do grupo prioritário. Confira os horário de atendimento para essa finalidade:
– SECRETARIA DE SAÚDE – CENTRO:
De segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h15, sendo que na quinta-feira o horário da tarde se estende até às 18h30
– ESF DONCATTO:
Segunda, terça, quinta e sexta-feira: das 8h às 11h e das 14h às 17h; Quarta-feira: das 8h às 11h, das 14h às 15h30 e das 17h30 às 19h
– ESF SÃO JOSÉ:
De segunda a sexta-feira 8h às 11h e das 14h às 17h, sendo que na quinta-feira o horário da tarde se estende até às 19h
– ESF NICOLETTI (BAIRRO INDUSTRIAL):
De segunda a sexta-feira 8h às 11h e das 14h às 17h, sendo que na segunda-feira o horário da tarde se estende até às 19h
– PEDRAS BRANCAS:
De segunda a sexta-feira das 8h às 11h15 e das 13h às 16h15