Aeroporto de Caxias do Sul está apto a receber voos internacionais
Portaria foi publicada nesta terça-feira. Homologação da ANAC marca novo capítulo na história do terminal A Prefeitura de Caxias do Sul anunciou nesta terça-feira (18/06) que a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) homologou o Aeroporto Hugo Cantergiani para operar como terminal internacional.

Portaria foi publicada nesta terça-feira. Homologação da ANAC marca novo capítulo na história do terminal
A Prefeitura de Caxias do Sul anunciou nesta terça-feira (18/06) que a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) homologou o Aeroporto Hugo Cantergiani para operar como terminal internacional. Inicialmente, a permissão abrange apenas serviços aéreos privados e serviços públicos não regulares de passageiros.
Além disso, a Portaria nº 14.831, publicada na tarde de terça-feira, especifica que a internacionalização do aeroporto facilita pousos e decolagens de aeronaves privativas. Essas aeronaves, especialmente, transportarão delegações de jogadores em competições internacionais de futebol, como a Copa CONMEBOL Libertadores e a Copa CONMEBOL Sul-Americana. Para realizar esses voos, será necessário, primeiramente, um prévio agendamento de 48 horas. Ademais, será preciso comunicar antecipadamente às autoridades competentes, como a Receita Federal, a Polícia Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Vigiagro).
Melhorias no Aeroporto Hugo Cantergiani
Nas últimas semanas, a administração do aeroporto já vinha implementando melhorias para elevar o padrão do terminal. Segundo Alfonso Willenbring Júnior, secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul, várias ações estão em andamento. “O projeto para asfaltamento da pista está pronto para execução. Já iniciamos os estudos de topografia para a instalação dos PAPIs (Precision Approach Path Indicator), que devem ser instalados nos próximos dias. Quanto à ampliação das salas de embarque e desembarque, com aquisição de nova esteira e equipamentos de Raio-X, temos um projeto arquitetônico quase finalizado”, detalhou Willenbring Júnior.
O custo total das melhorias está estimado em pouco mais de R$ 13 milhões. Além disso, o governador Eduardo Leite anunciou um aporte de até R$ 14 milhões para o Aeroporto Hugo Cantergiani.
A portaria que oficializa a internacionalização do aeroporto tem validade até 31 de dezembro de 2024.