Diplomação dos Eleitos em São Marcos destaca o compromisso com a democracia
Prefeito, vice e vereadores eleitos em São Marcos foram diplomados esta manhã em ato realizado pelo Cartório Eleitoral. Ato reforça a confiança na democracia e no sistema eletrônico de votação Na manhã desta quarta-feira, dia 18, a cidade de São Marcos celebrou a diplomação dos eleitos nas eleições municipais deste ano.

Prefeito, vice e vereadores eleitos em São Marcos foram diplomados esta manhã em ato realizado pelo Cartório Eleitoral. Ato reforça a confiança na democracia e no sistema eletrônico de votação
Na manhã desta quarta-feira, dia 18, a cidade de São Marcos celebrou a diplomação dos eleitos nas eleições municipais deste ano. A cerimônia, promovida pela 137ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, aconteceu na boate da Associação dos Motoristas São Marquenses e reuniu autoridades, convidados e a imprensa local em um ato que marcou o encerramento oficial do processo eleitoral.
Conduzida pela juíza eleitoral Dra. Ana Paula Della Lata, com a participação do Sr. Promotor de Justiça Deoclecio Pereira Gonçalves Junior a solenidade foi destacada como um momento de fortalecimento da democracia e do reconhecimento da vontade popular. Em seu discurso, a magistrada ressaltou a importância do compromisso ético dos eleitos e da responsabilidade que cada um carrega ao assumir seus mandatos.
“O diploma que recebem hoje não é apenas um símbolo da vitória eleitoral, mas a investidura de um compromisso com o mandato que o povo lhes conferiu. Que ele seja um ponto de partida para um trabalho sério, comprometido e que honre cada voto de confiança”, afirmou a juíza.
O chefe do Cartório Eleitoral, Alexandre Zangalli, destacou a relevância da cerimônia no contexto da Justiça Eleitoral, ressaltando que a diplomação formaliza os resultados das eleições e dá início a prerrogativas legais, como o foro privilegiado dos eleitos.
Leia também: Nova composição da Câmara de São Marcos tem 4 vereadores eleitos pela primeira vez
Homenagem póstuma lembrou o vereador Renato Chinelato durante diplomação dos eleitos em São Marcos
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a homenagem ao vereador eleito Renato Chinelatto, do PDT, que faleceu recentemente. Sua esposa, visivelmente emocionada, recebeu o diploma em nome do marido, sendo aplaudida de pé pelos presentes. A vaga de Chinelatto será ocupada pela 1ª suplente do partido, Neusa Pereira.
Composição do Legislativo e do Executivo
A partir de 1º de janeiro de 2025, São Marcos será governada pelo prefeito eleito Volmir Rech (PP) e sua vice Fabiana Dutra de Oliveira, da coligação “Mais Amor por São Marcos”.
Na Câmara de Vereadores, a nova legislatura contará com quatro parlamentares eleitos pela primeira vez, entre eles Sabrina Reis (MDB), a única mulher no Legislativo e a mais votada no pleito, com 796 votos.
Os vereadores diplomados foram:
- Sabrina Reis (MDB) – 796 votos
- Genilson Marcon (PP) – 683 votos
- Renato Chinelatto (PDT) (homenageado, substituído por Neusa Pereira) – 675 votos
- Brochettão (PDT) – 535 votos
- Eduardo Rizzo Duda (MDB) – 504 votos
- Rui Borba (MDB) – 498 votos
- Fernando Machado (PL) – 493 votos
- Celso Pedrotti/Bala (Pode) – 395 votos
- Juca Camargo (PP) – 354 votos
Urnas eletrônicas e integridade do processo eleitoral
Durante a cerimônia, a juíza Ana Paula Della Lata também reforçou a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro, destacando a segurança e a eficiência das urnas eletrônicas, utilizadas há 28 anos no país.
Posse será em janeiro
Após a diplomação dos eleitos em São Marcos, os mandatos serão iniciados oficialmente em 1º de janeiro de 2025, quando os eleitos tomarão posse em uma nova etapa de desafios e compromissos. O São Marcos Online estará presente para acompanhar este momento e trazer todas as informações aos leitores.
Cobertura completa no São Marcos Online
Continue acompanhando nossa cobertura para saber mais sobre os planos e as primeiras ações dos representantes eleitos de São Marcos.