Umidade: por que está tudo molhado na minha casa?
Entenda como a umidade atua e por que os ambientes domésticos estão molhados com o tempo firme e sem chuva Por que está tudo molhado dentro da minha casa? A resposta está sim na umidade, mas muito mais na temperatura.

Entenda como a umidade atua e por que os ambientes domésticos estão molhados com o tempo firme e sem chuva
Por que está tudo molhado dentro da minha casa? A resposta está sim na umidade, mas muito mais na temperatura. Há dias chuvosos e muito úmidos com frio que não produzem estes incômodos, mas jornadas de sol como hoje acabam tendo este efeito nos ambientes.
De acordo com a Metsul, tudo passa pelo que se denomina de condensação. Ocorre quando o ar mais quente e úmido alcança uma superfície fria. O ar úmido se condensa em superfícies com temperatura menor como paredes, azulejos, espelhos, janelas e roupas.
Quer fazer uma experiência? Experimente chegar na frente do espelho e expirar com a boca. Vai ficar embaçado, não? É o que normalmente ocorre no inverno quando a temperatura sobe muito após dias muito frios.
Os dias de temperatura baixa resfriam os ambientes internos como paredes e pisos. Com a elevação da temperatura, o ar mais quente em contato com as superfícies resfriados se condensa.
Foi exatamente o que ocorreu nesta semana. A semana começou com o ingresso de uma massa de ar frio entre segunda e terça-feira que derrubou a temperatura. As mínimas chegaram a cair abaixo de zero nos Campos de Cima da Serra e a 5ºC no Sul de Porto Alegre e a 7ºC no Jardim Botânico da capital.
Desde ontem, entretanto, ar mais quente começou a ingressar no Rio Grande do Sul. Ontem, a máxima chegou a 30ºC em Porto Xavier e hoje os termômetros bateram em quase 31ºC no Vale do Paranhana. Esta quinta anotou ainda 29,8ºC em Campo Bom, na área metropolitana.
Mas quando isso acaba, MetSul? À medida que a temperatura dos ambientes internos vai subindo gradualmente, as superfícies também vão aos poucos ficando menos frias e isso diminuirá a umidade condensada sobre paredes, pisos, etc.
Arejar a casa de forma a permitir que a temperatura interna suba mais rapidamente contribui para que as superfícies sequem mais rapidamente para alguns. Outros defendem que o melhor é deixar a casa fechada.
Especialistas médicos, entretanto, recomendam como muito importante arejar a casa, especialmente porque o inverno é temporada com mais infecções por vírus respiratórios e o ar circulante é importante para reduzir riscos.