Troca de operadora pode gerar instabilidade no telefone 192 do SAMU entre sexta (5) e segunda-feira (8)
.

Pessoas que tiverem dificuldade de contato no 192 tem como alternativas o telefone fixo 3010-2400 ou o número 193, do Corpo de Bombeiros
A Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul (SMS) alerta para possíveis dificuldades de contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nos próximos dias, devido a uma mudança de operadora. O telefone de emergência, conhecido por seu número fácil de memorizar, 192, pode enfrentar instabilidade entre sexta e segunda-feira (05 a 08/04) devido à transição da operadora Oi para a Algar.
Essa mudança pode gerar uma intermitência nas comunicações, o que pode ser crítico em situações de urgência e emergência, onde cada segundo conta. Para contornar essa situação, a SMS recomenda que, em casos de necessidade de atendimento imediato, os cidadãos recorram a alternativas como o telefone fixo 3010-2400 ou o número 193, do Corpo de Bombeiros.
O SAMU desempenha um papel vital na resposta a emergências médicas, oferecendo atendimento rápido e especializado em casos onde há risco de morte. Em áreas como Vacaria, Bom Jesus, Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos, as ligações para o 192 são atendidas pela Central de Regulação de Urgências (CRU) do SAMU Caxias do Sul.
Apesar dos possíveis transtornos causados pela mudança de operadora, é importante ressaltar que o SAMU de Caxias do Sul é reconhecido pela sua eficiência e qualidade nos atendimentos.