TRE-RS inova convocando mesárias e mesários por aplicativo de mensagem
Mesárias e mesários são cidadãos convocados ou voluntários que trabalham na mesa receptora de votos ou justificativa no dia da eleição. Eles atuam no primeiro e no segundo turno. Neste ano, a Justiça Eleitoral gaúcha enviará convocações pelo WhatsApp para mesários e colaboradores, preferencialmente pelo número (51) 2312-2015.

Mesárias e mesários são cidadãos convocados ou voluntários que trabalham na mesa receptora de votos ou justificativa no dia da eleição. Eles atuam no primeiro e no segundo turno.
Neste ano, a Justiça Eleitoral gaúcha enviará convocações pelo WhatsApp para mesários e colaboradores, preferencialmente pelo número (51) 2312-2015. As pessoas convocadas poderão interagir com a mensagem e confirmar sua convocação através do atendente virtual. Além do WhatsApp, os cartórios eleitorais enviarão as convocações pelos Correios, e-mail ou entregam em mãos por oficiais de justiça.
O documento entregue conterá um código para acesso ao Portal do Mesário, onde é possível visualizar e baixar o arquivo. No caso do WhatsApp, observe se o remetente tem o selo verde de verificação, que indica que a conta foi verificada com base nas atividades no WhatsApp e que o emitente é oficial e confiável.
Designação de mesárias e mesários já começou
O prazo para publicar o edital com os nomes das mesárias e dos mesários designados para as Eleições Municipais 2024 começou em 9 de julho, conforme o Código Eleitoral, a Lei das Eleições e o calendário eleitoral.
De 9 de julho a 7 de agosto, a juíza ou o juiz eleitoral publicará o edital com os nomes das eleitoras e dos eleitores das mesas receptoras de votos e justificativa, além das pessoas de apoio logístico e nomeadas para testes de integridade. O edital fixará os dias, horários e locais dos serviços, intimando os convocados pelo meio necessário.
O prazo para publicar o edital com os nomes das mesárias e dos mesários das seções em estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes vai até 30 de agosto de 2024.
A convocação abrange o primeiro e eventual segundo turno de votação. Após a publicação do edital, partidos políticos e federações têm cinco dias para reclamar das designações, e as pessoas nomeadas têm o mesmo prazo para apresentar recusa. Esse prazo está previsto na Resolução TSE nº 23.736/2024, que trata dos atos gerais do processo eleitoral para as Eleições 2024.
Convocado ou voluntário
Mesárias e mesários são cidadãos convocados ou voluntários que trabalham na mesa receptora de votos ou justificativa no dia da eleição. Eles atuam no primeiro e no segundo turno. Para colaborar voluntariamente com a Justiça Eleitoral (JE), é preciso contatar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado ou o cartório eleitoral onde está inscrito.
Além disso, mesárias e mesários recebem treinamentos específicos e orientações de técnicos da JE para atuar no dia das eleições. Em cada pleito, a Justiça Eleitoral convoca pessoas maiores de 18 anos e em situação regular na JE para atuar na data da votação.
Leia outras notícias no São Marcos Online