Trabalhadores do setor metalmecânico aprovaram, em assembleia, a pauta de reivindicações da campanha salarial da categoria, em um movimento que mobiliza uma das principais bases econômicas de São Marcos e da Serra Gaúcha.
A reunião contou com ampla participação da categoria e definiu os principais pontos que serão levados para negociação coletiva junto ao setor patronal. Entre as reivindicações aprovadas estão o ganho real nos salários, igualdade salarial entre homens e mulheres para funções iguais e a redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas.
A pauta também prevê a obrigatoriedade de remuneração por hora trabalhada, adoção de medidas de conforto térmico nos ambientes laborais, com temperaturas entre 10ºC e 27ºC, e a proibição da instalação de câmeras nas linhas de produção.
Outro ponto aprovado pelos trabalhadores é a garantia de 10 dias de férias para toda a categoria entre 20 de dezembro e 10 de janeiro, além da negociação do Programa de Participação nos Resultados (PPR) diretamente com o sindicato, por meio de acordo coletivo específico, com regras consideradas mais claras e objetivas.
Os trabalhadores também defendem a manutenção de todos os direitos já garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024-2026.
Setor é base da economia local
A pauta ganha relevância especialmente em São Marcos, município cuja economia possui forte ligação histórica com o setor metalmecânico, responsável pela geração de empregos diretos e indiretos e pela movimentação de importantes indústrias instaladas na cidade.
A mobilização sindical acompanha um cenário de debates nacionais sobre condições de trabalho, valorização salarial e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria, temas que vêm ganhando espaço nas negociações coletivas em diferentes regiões do país.
As reivindicações aprovadas agora deverão integrar oficialmente o processo de negociação da campanha salarial da categoria nos próximos meses.



