Segunda metade de agosto terá mais chuva no Sul do Brasil, aponta MetSul
Previsão indica temporais e volumes acima da média no Rio Grande do Sul e Santa Catarina na segunda quinzena de agosto.

O aumento da instabilidade será provocado por dois sistemas meteorológicos distintos.
A segunda quinzena de agosto promete ser mais úmida no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A MetSul Meteorologia projeta que, ao contrário do Centro-Oeste e Sudeste — que seguem no auge do período seco —, a região Sul terá acumulados significativos de chuva, podendo variar de 100 mm a 200 mm em diversas cidades gaúchas, com volumes localmente ainda maiores.
O aumento da instabilidade será provocado por dois sistemas meteorológicos distintos. O primeiro ocorre no dia 19, quando uma baixa pressão na Argentina deve gerar uma frente fria acompanhada de uma linha de tempestades que avança pelo Sul do Brasil por volta do dia 20. O segundo episódio, previsto para o fim do mês, poderá trazer novamente chuva forte e temporais, reforçando a tendência de acumulados acima da média para parte da região.
Antes da chegada do primeiro sistema, uma incursão de ar quente deve elevar as temperaturas no Sul, criando condições favoráveis para temporais. Já no início da última semana do mês, a entrada de uma massa de ar frio pode provocar queda nas temperaturas, embora o período, como um todo, deva ser menos frio do que a primeira metade de agosto.
A previsão reforça a necessidade de atenção para municípios da Metade Norte gaúcha e áreas de Santa Catarina, que podem enfrentar episódios de chuva intensa e eventuais transtornos.