São-marquenses estão entre os mais de mil brasileiros evacuados na Coreia devido à ameaça de tufão
Jovens representam o Grupo de Escoteiros Tabajara no 25º Jamboree Mundial. O SMO conversou com familiares esta tarde.

Jovens representam o Grupo de Escoteiros Tabajara no 25º Jamboree Mundial. O SMO conversou com familiares esta tarde. Os são-marquenses já foram realocados
Teve início na manhã desta terça-feira (08/08) a evacuação de cerca de 43 mil jovens, a maioria entre 14 e 18 anos, que estavam reunidos em Saemangeum, na província de Jeolla do Norte, na Coreia do Sul, para participar do encontro global de escoteiros 25º Jamboree Mundial. A medida preventiva foi anunciada devido à chegada do tufão Khanun que deve ocorrer nos próximos dias, e afetou também um grupo de mais de mil brasileiros inscritos para participar do evento. A edição sul-coreana do evento, que acontece há cada quatro anos, já sofria com uma onda de calor que provocou a saída de delegações e com problemas na organização.
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM – sigla em inglês) informou que por volta das 14h30 (2h30 da manhã em Brasília), metade dos participantes já haviam deixado o local com segurança e estavam a caminho de abrigos seguros em Seul e arredores. Cerca de 42 mil pessoas participam do evento. Para os próximos dias, foi elaborada uma programação com atividades culturais. Esta é a primeira vez em mais de 100 anos de Jamboree Escoteiros Mundiais tem que enfrentar esse tipo de desafio nas instalações.
O São Marcos Online conversou com familiares dos escoteiros são-marquenses que estão na Coreia para participar do 25º Jamboree. De acordo com Rosicler Scodro, mãe de Maria Cristina e João Pedro Michelon, o grupo já foi realocado na Daejeon Science and Technology University, na cidade com o mesmo nome, localizada há cerca de 140 km de Seoul. Além de Maria Cristina e João Pedro (pioneiro) o Grupo de Escoteiros Tabajara também é representado por Bruno Zanardi (escotista).

Em mensagens para os pais, os são-marquenses se mostram impressionados com a estrutura e organização do espaço. O grupo de brasileiros foi recebido pelo reitor, juntamente com um grupo de funcionários da universidade que se preocuparam em fornecer instruções escritas em português no check-in dos escoteiros.
Segundo a Embaixada brasileira em Seul, os jovens brasileiros inscritos no evento também haviam se deslocado do acampamento rumo à cidade de Daejeon, centro-oeste do país, a 50 minutos de trem de Seul e onde devem permanecer até fim do evento. Eles teriam relatado estarem em locais seguros e com infraestrutura adequada.
Leia também: Representantes do Grupo de Escoteiros Tabajara estão na Coreia para o Jamboree 2023
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, tufão é o nome atribuído a um ciclone tropical com ventos de 118 quilômetros por hora e que costuma acontecer no oeste do Oceano Pacífico Norte. o tufão Khanun estava em direção à China, mas mudou a rota por conta das águas quentes do oceano e deve atingir o sul da Coreia do Sul e o Japão, na quinta-feira (10).
Medida preventiva é inédita na história do evento. A programação será mantida para os próximos dias já que a cerimônia de despedida está marcada para sexta-feira (11)
O evento
Segundo o grupo Escoteiros do Brasil, o Jamboree Mundial é um acampamento do Movimento Escoteiro e acontece a cada quatro anos, sempre em um país diferente.
Os jovens participam de atividades de intercâmbio cultural com os demais escoteiros de todo o mundo, onde cozinham, montam o próprio acampamento, fazem atividades de lazer, cultura, espiritualidade, entre outras.
As atividades são orientadas pelo programa proposto pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.