São-marquense Maria do Carmo Quissini assume presidência do Comitê Taquari-Antas
A professora Maria do Carmo Quissini assumiu a presidência do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas para o biênio 2025-2027.

A professora Maria do Carmo Quissini assumiu a presidência do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas para o biênio 2025-2027. À frente do Comitê irá articular ações para a gestão sustentável dos recursos hídricos, mitigar eventos climáticos extremos e garantir a qualidade da água de 119 municípios
A professora Maria do Carmo Quissini, natural de Criúva e com uma trajetória marcada pelo engajamento comunitário e regional, assumiu oficialmente a presidência do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas para o biênio 2025-2027. A cerimônia de posse ocorreu na última quinta-feira, dia 27 de fevereiro, no campus-sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS), instituição que ela representa no Comitê. O evento também marcou a posse da nova plenária e da diretoria, que terá como vice-presidente o empresário Júlio Salecker, de Estrela.
O Comitê Taquari-Antas, fundado em 1998, é um dos mais importantes órgãos de gestão de recursos hídricos do Rio Grande do Sul. Composto por 47 entidades representantes de 119 municípios, o Comitê reúne poder público, instituições de ensino, entidades de classe, sindicatos, associações comunitárias e empresários de diversos setores, como abastecimento público, energia e mineração. Sua missão é garantir a gestão sustentável das águas da bacia hidrográfica, que abrange os rios Taquari e Antas, num percurso de mais de 500 quilômetros.
Maria do Carmo, que já atuou como secretária-executiva do Comitê na gestão anterior, assume a presidência em um momento estratégico. No final de 2024, o Comitê concluiu o Plano de Bacia, um documento que levou 14 anos para ser elaborado e que define as diretrizes para a recuperação da qualidade da água, a preservação ambiental e a garantia da disponibilidade hídrica para usos múltiplos. “Nosso maior desafio será articular as ações previstas no Plano, definindo prioridades e buscando formas de implementá-las”, destacou a professora em entrevista ao São Marcos Online.
Entre as prioridades estão a mitigação de eventos climáticos extremos, como as enchentes que assolaram a região em 2023 e 2024, e a proteção de nascentes e matas ciliares. “Precisamos trabalhar em parceria com os municípios e o Governo do Estado para ações que exigem investimentos, mas também colocar em prática medidas mais simples, como a preservação de áreas críticas”, explicou.
A cidadã são-marquense, título recebido ano passado, leva para o Comitê não apenas sua expertise técnica, mas também um profundo vínculo com a comunidade. Com quase 18 anos de atuação na Prefeitura de São Marcos, onde ocupou cargos como secretária de Planejamento, assessora jurídica e secretária de Cultura, Desporto e Turismo, Maria do Carmo sempre esteve envolvida em iniciativas que fortaleceram a identidade local, como o Musimarco, a Marco Fast e o Natal com Mais Vida. Além disso, sua participação em grupos de jovens e no Movimento Emaús reforça seu compromisso com o trabalho coletivo.
O reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, destacou o protagonismo histórico da universidade no Comitê e a importância da nova gestão. “Liderar o Comitê em um momento tão desafiador, marcado por eventos climáticos extremos, aumenta nossa responsabilidade. Temos um grande compromisso com a execução do Plano de Bacia”, afirmou.
A nomeação de Maria do Carmo Quissini é um orgulho para São Marcos e um reconhecimento de sua capacidade de liderança e dedicação à causa ambiental. Sua trajetória inspira não apenas os são-marquenses, mas todos que acreditam na força do trabalho coletivo para construir um futuro mais sustentável.
Acompanhe diariamente as informações de São Marcos e região aqui, no SMO: https://saomarcosonline.com/