Sábado, 06 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo

Buscar notícia

São Marcos tem poucas inscrições nos editais da Lei Aldir Blanc e prazo termina nesta sexta-feira

Recursos ultrapassam R$ 160 mil para projetos, apresentações e bolsas culturais, mas adesão ainda é baixa; inscrições seguem abertas até o dia 29 de maio

O objetivo é descentralizar os recursos e fortalecer a produção cultural em todo o país .

A Prefeitura de São Marcos, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, reforçou nesta semana o chamado aos agentes culturais do município para participação nos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Apesar do investimento superior a R$ 160 mil destinados ao setor cultural local, o número de inscritos ainda é considerado baixo pela organização.

As inscrições seguem abertas somente até esta sexta-feira, 29 de maio, e contemplam projetos culturais, apresentações artísticas e bolsas de circulação e intercâmbio cultural.

Os editais foram lançados após a realização de uma capacitação inédita promovida gratuitamente para artistas, produtores e agentes culturais do município, justamente com o objetivo de preparar os participantes para elaboração e inscrição dos projetos.

Os recursos estão divididos em três editais:

Projetos culturais - R$ 80 mil para 13 projetos em áreas como música, literatura, audiovisual, artes visuais, patrimônio cultural, economia criativa e culturas populares.

Apresentações artístico-culturais - R$ 50.120 destinados a 26 apresentações culturais, com cachês de até R$ 2,5 mil.

Bolsas culturais - R$ 30 mil para ações de circulação cultural, participação em feiras, festivais, residências e intercâmbios.

Segundo a Secretaria de Cultura, a expectativa é ampliar a participação dos agentes culturais locais nos próximos dias, aproveitando os recursos disponibilizados pela política nacional de fomento à cultura.

Os editais completos e informações sobre inscrições estão disponíveis no portal oficial da Prefeitura de São Marcos

Publicidade

Instituída pela Lei nº 14.399/2022, a PNAB estabelece um modelo de financiamento contínuo para o setor cultural, com repasses da União a estados e municípios. O objetivo é descentralizar os recursos e fortalecer a produção cultural em todo o país .

No Rio Grande do Sul, o segundo ciclo da política já demonstra crescimento no número de projetos e participação dos agentes culturais, evidenciando a ampliação do acesso aos mecanismos de fomento .

Leia também