São Marcos promove capacitação sobre a dengue e Rio Grande do Sul declara situação de emergência
Profissionais de saúde são capacitados para saber como agir e identificar os casos suspeitos de dengue enquanto o Estado toma medidas para combater epidemia Profissionais de saúde do município participaram de uma importante capacitação na tarde desta terça-feira (12) na Secretaria de Saúde de São Marcos.

Profissionais de saúde são capacitados para saber como agir e identificar os casos suspeitos de dengue enquanto o Estado toma medidas para combater epidemia
Profissionais de saúde do município participaram de uma importante capacitação na tarde desta terça-feira (12) na Secretaria de Saúde de São Marcos. O foco do treinamento foi o “Manejo Clínico da Dengue”, ministrado pela médica do ESF São José, Juceli Souza. Durante a sessão, os participantes receberam orientações sobre a identificação precoce da doença e os procedimentos a serem adotados ao receber pacientes com suspeita de dengue nas unidades de saúde.
A capacitação também abordou a disponibilização dos testes rápidos, que serão fornecidos pelo município ainda nesta semana, além de detalhar o protocolo de aplicação a ser seguido nos casos suspeitos. A Vigilância Epidemiológica complementou a sessão, informando os presentes sobre os dados atuais da cidade, disponibilizados semanalmente em boletins divulgados nas redes sociais da prefeitura. O conteúdo completo da capacitação no município está disponível no Youtube da prefeitura.
Enquanto isso, o governador do Estado, Eduardo Leite, declarou situação de emergência em saúde pública no Rio Grande do Sul devido à epidemia de dengue, que já atinge 94% dos municípios gaúchos. Com 20 óbitos confirmados, a medida, formalizada pelo decreto nº 57.498, tem como objetivo agilizar a destinação de recursos para o combate à doença, permitindo um processo rápido na aquisição de insumos essenciais, como medicamentos e vacinas.
A ação estadual se junta a uma série de medidas já tomadas pela Secretaria da Saúde (SES) nos últimos dias, incluindo o lançamento de uma plataforma para o manejo clínico de casos e a autorização para profissionais de enfermagem requisitarem exames nos casos suspeitos. A SES enfatiza a importância de procurar atendimento médico logo nos primeiros sintomas, visando evitar complicações graves e possíveis óbitos.
Diante do cenário de emergência, medidas preventivas também são destacadas, como a limpeza e revisão das áreas internas e externas de residências, eliminação de objetos com água parada e o uso de repelente para proteção individual contra o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue. Enquanto São Marcos se prepara para lidar com a doença a nível local, o Estado mobiliza esforços para conter a epidemia e proteger a população gaúcha.
A SES reforça a importância de se procurar atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.
Principais sintomas:
- febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias;
- dor retro-orbital (atrás dos olhos);
- dor de cabeça;
- dor no corpo;
- dor nas articulações;
- mal-estar geral;
- náusea;
- vômito;
- diarreia;
- manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.