/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

São Marcos na 7ª Marcha das Margaridas: Homenagem à Luta e à Igualdade

Sandra Meneguzzo e Eliane Dalago estão em Brasília representando São Marcos e o Sindicato Rural. Acompanhe entrevista Durante esta terça e quarta-feira, dias 15 e 16 de agosto, a capital federal do Brasil se transformou em um epicentro de mobilização feminina e igualdade com a realização da 7ª Marcha das Margaridas.

Atualizado em 16/08/2023 às 16:08, por Equipe SMO.

São Marcos na 7ª Marcha das Margaridas: Homenagem à Luta e à Igualdade

Sandra Meneguzzo e Eliane Dalago estão em Brasília representando São Marcos e o Sindicato Rural. Acompanhe entrevista

Durante esta terça e quarta-feira, dias 15 e 16 de agosto, a capital federal do Brasil se transformou em um epicentro de mobilização feminina e igualdade com a realização da 7ª Marcha das Margaridas. Mais de 100 mil mulheres, provenientes de diferentes origens e até de 33 países, uniram suas vozes em busca de direitos e justiça. Entre elas, duas representantes de São Marcos, a líder Sandra Meneguzzo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de São Marcos (STAF), e Eliane Dalago, diretora e agricultora do mesmo sindicato. Este evento significativo, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e suas entidades afiliadas, tem um propósito unificador: “Pela Reconstrução do Brasil e Pelo Bem Viver”.

São Marcos e a Serra Gaúcha na Marcha: uma voz unida pela Justiça

Com representantes da região Serra do Rio Grande do Sul, as são-marquenses se uniram à 7ª Marcha das Margaridas, carregando consigo não apenas o desejo de igualdade, mas também a memória da coragem de Margarida Maria Alves e de todos aqueles que enfrentaram a adversidade em busca de um mundo mais justo. A participação ativa de Sandra Meneguzzo, presidente do STAF, Eliane Dalago representando São Marcos é um tributo a essas lutas e uma afirmação poderosa de que a busca por direitos não conhece fronteiras.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

A Regional Serra levou 24 pessoas para Brasília esse ano. Foto: Especial

Ao falar sobre sua experiência na 7ª Marcha das Margaridas, Sandra Meneguzzo destaca: “Eu participei da última em 2007, que foi grande também, mas essa superou. Temos agricultoras, cidadãs, mulheres de todos os lados, de todas as raças, de todas as regiões representadas aqui. Este é um dos maiores eventos que já aconteceu em Brasília. Nós, do Sindicato São Marcos, estamos aqui representando, como sempre participamos de todas as marchas. Isso é importante porque estamos lutando pelos direitos das mulheres, pela igualdade, menos machismo, mais educação, mais saúde, mais políticas públicas. É uma caminhada de igualdade, uma luta a favor da mulher, para que não haja mais feminicídio, que ela não seja mais tão agredida emocionalmente, verbalmente, fisicamente.”

A Inspiração de Margarida Maria Alves: uma luta que persiste

/apidata/imgcache/1fd4dd12a135f2a49158fe1f91cb23cf.png

Desde o ano 2000, a Marcha das Margaridas presta homenagem a Margarida Maria Alves, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. Ela dedicou sua vida à luta pelos direitos da categoria e, por isso, pagou um preço alto. Em 12 de agosto de 1983, Margarida foi assassinada devido à sua corajosa resistência. Seu nome e sua liderança se tornaram símbolos de determinação para milhares de homens e mulheres que seguem buscando justiça e dignidade.

A 7ª Marcha das Margaridas deixa uma mensagem clara: as mulheres, unidas, têm o poder de transformar a sociedade, inspiradas pela coragem de líderes como Margarida Maria Alves. Enquanto São Marcos, especialmente da região Serra, se faz presente nesse movimento, a lembrança de Margarida ressoa como um lembrete constante de que a luta por justiça e igualdade é uma jornada que não deve ser interrompida até que a dignidade e os direitos de todos sejam verdadeiramente conquistados.