São Marcos voltou a ser reconhecido como referência em imunização no Rio Grande do Sul. O município conquistou, pela terceira vez consecutiva, o Selo Ouro do programa Município Amigo da Vacina, iniciativa promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).
A certificação foi entregue nesta terça-feira (2), durante cerimônia realizada em Porto Alegre, e reconhece os municípios que atingiram as metas de cobertura vacinal estabelecidas para três importantes imunizantes do calendário básico infantil e adolescente: a vacina pentavalente, a tríplice viral e a vacina contra o HPV.
Com o resultado, São Marcos integra um seleto grupo de apenas 28 municípios gaúchos que conquistaram o Selo Ouro nas três edições realizadas até agora, mantendo desempenho de excelência de forma consecutiva desde a criação da iniciativa.
Para a secretária municipal de Saúde, Luciane Melchiors, o reconhecimento é resultado do trabalho contínuo das equipes de saúde e do comprometimento da população com a vacinação.
"Pela terceira vez ficamos com o Selo Ouro. As metas consideradas são a cobertura vacinal das crianças e adolescentes nas vacinas pentavalente, tríplice viral e HPV. Estamos no caminho certo, fortalecendo cada vez mais uma saúde coletiva preventiva, que conta com o esforço de equipes comprometidas e engajadas no compromisso com a população são-marquense", destacou.
Reconhecimento valoriza trabalho das equipes de saúde
O programa Município Amigo da Vacina foi criado com o objetivo de incentivar os municípios a ampliarem as coberturas vacinais e reforçar a importância da imunização como uma das principais ferramentas de prevenção de doenças.
A premiação é dividida em três categorias:
Baby, destinada aos municípios que atingem cobertura superior a 95% da vacina pentavalente em crianças menores de um ano;
Dente de Leite, para os que alcançam mais de 95% de cobertura da primeira dose da tríplice viral;
Teens, voltada aos municípios que atingem pelo menos 90% de cobertura da vacina contra o HPV entre adolescentes de 9 a 14 anos.
Os municípios que cumprem as metas nas três categorias recebem o Selo Ouro.
Segundo Luciane, o resultado alcançado por São Marcos demonstra a eficiência das estratégias adotadas pela rede municipal de saúde.
"Esse reconhecimento reforça que estamos conseguindo manter altas coberturas vacinais e proteger nossas crianças e adolescentes. É um trabalho que envolve orientação às famílias, busca ativa dos pacientes e o comprometimento diário das equipes de vacinação", ressalta.
Recorde de municípios certificados

A edição de 2025 registrou o maior número de municípios reconhecidos desde a criação do programa.
Ao todo, 431 cidades gaúchas receberam algum nível de certificação, superando os números registrados em 2023 e 2024. Destas, 142 conquistaram o Selo Ouro, 173 receberam o Selo Prata e 116 obtiveram o Selo Bronze.
Durante a cerimônia, a secretária estadual da Saúde, Lisiane Fagundes, destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais que atuam diretamente nas salas de vacinação.
"O trabalho de cada vacinador, vacinadora e equipe da atenção primária transforma vidas. Muito obrigada pela dedicação e pelo compromisso diário com a saúde da população do nosso Estado", afirmou.
O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz, também ressaltou a importância da vacinação e alertou para os riscos da desinformação.
"O maior vírus que enfrentamos hoje é o da desinformação e das fake news em relação às vacinas. Continuaremos atuando na conscientização da população e no combate às informações falsas que colocam vidas em risco", declarou.




