São Marcos abre novas vagas para castração gratuita de cães e gatos
Neste ano serão disponibilizadas 300 vagas e a castração abrange machos e fêmeas que se encontrem em situação de rua, semi domiciliados ou pertencentes a famílias em vulnerabilidade social ou baixa renda. A partir do dia 8 de maio, os são-marquenses terão a oportunidade de inscrever seus animais de estimação no Programa Municipal de Castração.

Neste ano serão disponibilizadas 300 vagas e a castração abrange machos e fêmeas que se encontrem em situação de rua, semi domiciliados ou pertencentes a famílias em vulnerabilidade social ou baixa renda.
A partir do dia 8 de maio, os são-marquenses terão a oportunidade de inscrever seus animais de estimação no Programa Municipal de Castração. Esta iniciativa, promovida pela prefeitura, visa proporcionar castração gratuita para cães e gatos, tanto fêmeas quanto machos, que se encontrem em situação de rua, semi domiciliados ou pertencentes a famílias em vulnerabilidade social ou baixa renda.
As inscrições estarão abertas todas as quartas-feiras, a partir de 8 de maio, na Secretaria do Meio Ambiente, localizada no segundo andar do Centro Administrativo. Os interessados poderão se dirigir ao local das 8h às 11h40 e das 13h às 17h. Para realizar a inscrição, é necessário apresentar documento pessoal, comprovante de endereço, comprovante de inscrição atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e uma foto do animal, que deve ter mais de seis meses de idade.
Após o cadastro na Secretaria de Meio Ambiente, será emitida uma autorização para a realização do procedimento na clínica veterinária vencedora da licitação, a Ouro Verde. Antes da castração, os animais passarão por uma avaliação prévia para verificar sua aptidão ao procedimento. O agendamento da castração será realizado após essa avaliação.
O Programa Municipal de Castração é uma continuação do sucesso do Programa Melhores Amigos, realizado em 2023 através de um convênio entre a Secretaria do Meio Ambiente e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Com um investimento previsto de aproximadamente R$ 71.700,00, a iniciativa busca não apenas reduzir o número de animais abandonados, mas também oferecer às famílias de baixa renda a oportunidade de cuidar de seus animais de forma responsável, através da castração.
