Rodeio de São Marcos torce pela recuperação de criança vitima de acidente durante o evento
Criança de 10 anos sofreu uma queda seguida de perfuração no pescoço na manhã desta quinta-feira na Cancha de Laço. Menino está internado e seu quadro inspira cuidados. Momento de oração desta tarde foi dedicada ao menino Ramiro Castilhos
Primeiros socorros de um dentista que estava na Cancha foram fundamentais no atendimento ao menino
A abertura do 13º Rodeio Crioulo Nacional e 2º Internacional de São Marcos, nesta quinta-feira (4), foi marcada por um grave acidente envolvendo um menino de 10 anos durante o manejo do gado na cancha. A criança, identificada como Ramiro Castilhos, caiu do cavalo e sofreu um ferimento profundo no pescoço causado por uma parte do relho, que teria se quebrado no momento da queda.
Conforme apurado pelo São Marcos Online, o menino estava no corredor, ao lado da Cancha de Laço, quando seu cavalo se assustou por um motivo desconhecido. O movimento brusco fez com que a criança caísse e fosse atingida pelo cabo danificado do relho, que perfurou a região da traqueia.
Antes mesmo da chegada dos socorristas oficiais, a ação de um dentista, que também participa do evento como laçador, foi fundamental. Estando próximo ao local do acidente, ele prestou os primeiros cuidados e, utilizando seus conhecimentos profissionais, conseguiu retirar o fragmento do cabo do relho que ainda obstruía a traqueia do menino, permitindo que ele voltasse a respirar. Outras pessoas que estavam na cancha também auxiliaram no atendimento inicial.
Em seguida, a equipe de socorro do evento assumiu o atendimento e encaminhou a vítima ao Hospital São João Bosco. Devido à gravidade, o menino foi sedado e transferido para um hospital em Caxias do Sul, com apoio da Polícia, que bloqueou trechos da rodovia para agilizar a passagem da ambulância. O menino é morador de Farroupilha.
Mesmo com a continuidade da programação no Parque Municipal de Eventos Prefeito Albino Antônio Ruaro, o clima entre os participantes e organizadores é de grande comoção. O tradicional momento de oração das 18h foi dedicado especialmente ao menino, que segue em atendimento especializado.









