/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Reforma do Centro Sol Nascente vai ampliar atendimento socioassistencial em São Marcos

Com recurso federal de R$ 389 mil, reforma do Sol Nascente vai qualificar espaços e ampliar atividades que fortalecem vínculos e promovem inclusão social em São Marcos. Hoje, mais de 60 crianças e adolescentes usufruem do serviço, que completa 45 anos em setembro

Atualizado em 09/08/2025 às 14:08, por Angelo Batecini.

Reforma do Centro Sol Nascente vai ampliar atendimento socioassistencial em São Marcos

Grupo de crianças, adolescentes e adultos posa para foto durante a Festa Junina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Sol Nascente, em São Marcos, com decoração típica de bandeirinhas coloridas e trajes caipiras, em ambiente coberto. Foto: divulgação

Na segunda-feira (4), em Porto Alegre, o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, assinou o termo de compromisso que garante contratos para obras de reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em diferentes municípios gaúchos. Entre eles, São Marcos foi contemplada com o repasse de R$ 389 mil para a reforma do Centro de Serviço de Convivência Sol Nascente.

O projeto foi cadastrado ainda em junho do ano passado, na gestão municipal anterior, e agora se torna realidade com a liberação do recurso federal. A iniciativa faz parte do conjunto de ações para reestruturar o SUAS no Rio Grande do Sul, especialmente após impactos sociais e estruturais causados por emergências recentes.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

Espaço que transforma vidas

O Centro de Serviço de Convivência Sol Nascente, que completa 45 anos em setembro desse ano, é um dos pilares da rede socioassistencial de São Marcos. Voltado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, o espaço oferece atividades no contraturno escolar e grupos de convivência para idosos, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e criando oportunidades de aprendizagem, socialização e desenvolvimento pessoal.

Atualmente, o serviço atende 62 crianças, de 6 a 15 anos, cadastradas no CRAS, e desenvolve oficinas de corpo e movimento, informática, culinária, arte, rodas de conversa, além de produção de velas e sabonetes artesanais.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

Depoimento da coordenação

Para Gilese Elísio, assistente social e dirigente de núcleo, a reforma é decisiva para a qualificação do atendimento:

“A reforma estrutural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Sol Nascente representa um passo fundamental para a melhoria do atendimento prestado à comunidade, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. Vamos realizar a revisão completa da rede elétrica, pintura geral, adequações de acessibilidade, reforma do muro, além da readequação de salas, banheiros e cozinha. Isso vai assegurar mais segurança, dignidade e bem-estar tanto para os usuários quanto para os profissionais que atuam no local.”

Gilese destaca ainda que a equipe do SCFV é formada por agentes sociais, cozinheira e servente, todos comprometidos com a missão de promover inclusão social, protagonismo e o desenvolvimento das potencialidades de cada participante.

Investimento com foco nas pessoas

Com a reforma, o espaço se tornará mais acessível, funcional e acolhedor, impactando diretamente na qualidade dos serviços oferecidos. Para as famílias atendidas, isso significa mais tranquilidade e confiança; para os usuários, significa oportunidades ampliadas de convivência e desenvolvimento.

O SCFV Sol Nascente funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h15 e das 13h15 às 17h15.