Procura pela vacina contra a Influenza em São Marcos é baixa
Vacina está disponível para toda a população nos postos de saúde.

Vacina está disponível para toda a população nos postos de saúde. Entre os grupos prioritários, os professores foram os únicos a atingir a meta
Quatro meses após o início da campanha de vacinação contra a influenza, São Marcos ainda não conseguiu atingir a meta prevista pelo Ministério da Saúde, que é de 90% do público prioritário imunizado. Em São Marcos a população alvo da campanha é de 8.827 pessoas sendo que 6.706 receberam a vacina, o que representa 69,4% do total. A vacina contra influenza reduz as chances de a pessoa desenvolver a forma mais grave da doença.
Os primeiros grupos contemplados com a vacina foram as crianças acima de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, idosos e profissionais de saúde por integrarem o grupo de risco.
Ainda há doses disponíveis
A Doença
A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. O Ministério da Saúde mantém a vigilância da influenza no Brasil por meio da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados.
Essas áreas têm como objetivo principal identificar os vírus respiratórios circulantes, permitir o monitoramento da demanda de atendimento dos casos hospitalizados e óbitos. Por isso, é importante todos os anos participar da campanha.