Preparativos para Corpus Christi estão a todo vapor em São Marcos
Pintura da serragem e ampliação de desenhos estão movimentando a comunidade nesses dias, para evento religioso que será dia 8 de junho. Acompanhe detalhes na reportagem Há algum tempo a comunidade são-marquense vem se reunindo para organizar um dos mais icônicos eventos religiosos e de grande repercussão na região da Serra Gaúcha.

Pintura da serragem e ampliação de desenhos estão movimentando a comunidade nesses dias, para evento religioso que será dia 8 de junho. Acompanhe detalhes na reportagem
Há algum tempo a comunidade são-marquense vem se reunindo para organizar um dos mais icônicos eventos religiosos e de grande repercussão na região da Serra Gaúcha. A celebração de Corpus Christi, que será no dia 8 de junho, além da parte religiosa conta a confecção dos famosos e coloridos tapetes de serragem, tudo com a força de voluntários representantes de grupos e entidades locais, paróquia e poder público.
Porém, é nesta semana que os trabalhos se intensificam, com início da preparação de aproximadamente 20 toneladas de serragem, em que boa parte é tingida para dar a beleza dos 80 tapetes distribuídos em 1.600 metros quadrados no em torno da Praça Dante Marcucci, no centro de São Marcos. Há algumas semanas voluntários já trabalham na ampliação dos desenhos.
Representantes da paróquia e prefeitura lideram os grupos

“Então, a equipe se reúne e define primeiro quais serão os desenhos. A partir daí a gente passa pra distribuição desses desenhos, entre os movimentos, serviços e pastorais da paróquia e também representantes das entidades civis do município”, explica Tânia Maria, uma das organizadores dessa etapa. Confira depoimento no áudio abaixo.
O processo de ampliação aconteceu no salão da comunidade São Judas Tadeu do bairro Francisco Doncatto (Tapejara), durante todas as noites, seguindo cronograma estabelecido pela organização. Ampliação encerrou semana passada.
Já as secretarias de Cultura, Desporto e Turismo e de Serviços Públicos e Urbanos deram início ontem na pintura da serragem que distribuída aos grupos voluntários.

O organizadores destacam que na noite anterior, no dia 7, as ruas já estarão fechadas e a serragem “crua”, usada como base na confecção dos tapetes será disponibilizada, para os grupos que quiserem antecipar a produção.
Acompanhe no áudio abaixo, depoimento da secretária de Cultura, Desporto e Turismo de São Marcos, Viviane Magalhães.
No dia 8, haverá missa campal em frente a Matriz seguida da procissão com o Santíssimo em redor da praça.
Entre membros da paróquia, funcionários públicos, voluntários e fiéis, a celebração de Corpus Christi movimenta milhares de são-marquenses e visitantes.