Prefeitura de Caxias celebra a instalação de estação meteorológica em Criúva
Outra estação meteorológica digital e automatizada está prevista para o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em substituição ao modelo analógico existente no local.

Os equipamentos tem diversos sensores que captam instantaneamente as variações atmosféricas, tais como temperatura e umidade do ar; radiação e pressão atmosféricas; precipitação, direção e velocidade do vento | Foto: Divulgação INMET
A Prefeitura de Caxias do Sul buscou, em razão dos eventos climáticos de 2024, ser uma das cidades contempladas com a instalação de estações meteorológicas. Um dos equipamentos foi instalado no último dia 09 de julho, em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Criúva, como parte do projeto de implementação de 98 estações meteorológicas no Rio Grande do Sul. Outra estação meteorológica digital e automatizada está prevista para o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em substituição ao modelo analógico existente no local.
Os equipamentos tem diversos sensores que captam instantaneamente as variações atmosféricas, tais como temperatura e umidade do ar; radiação e pressão atmosféricas; precipitação, direção e velocidade do vento. Sensores adicionais de temperatura e umidade do solo vão também favorecer o monitoramento das condições agrícolas e pecuárias, podendo identificar, por exemplo, a falta e/ou excesso de umidade no solo, bem como agregar nas pesquisas de cunho climático.
De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Antonio Feldmann, que acompanhou a instalação da estação em Criúva, é um avanço para Caxias do Sul ter esses equipamentos. "O uso de tecnologias é muito importante para políticas públicas, neste caso como prevenção aos desastres. Estas duas estações meteorológicas acrescetam muito e faz com que o município tenha agora equipamentos de ponta, que além da previsão do tempo, vão servir para pesquisas, agricultura, condições do solo, do clima... O gestor público, quando tem pesquisa, tecnologia e dados, reduz muito os erros na tomada de decisões", avalia.