Poste cai após meses de alertas no bairro Polo, em São Marcos
Família relata descaso entre RGE e Prefeitura e cobra quem vai arcar com os prejuízos

Poste que apresentava risco de queda há meses cedeu e atingiu o telhado e o muro de uma residência no bairro Polo, em São Marcos, na tarde de segunda-feira (6). Moradores cobram providências e responsabilização por danos. Foto: arquivo pessoal
Um poste de madeira que há mais de seis meses apresentava risco de queda acabou vindo abaixo na tarde desta segunda-feira (6/10), na esquina das ruas Fidélis Capeletti e Jacob Studulski, no bairro Polo, em São Marcos. A estrutura atingiu o telhado de uma residência, quebrando parte do beiral e gerando preocupação com o muro e com a segurança da família.
O caso já havia sido retratado pelo São Marcos Online há alguns meses, após denúncias de moradores sobre o risco de queda. Conforme relatou Felipe Dal Prá, morador da casa atingida, foram feitas diversas tentativas de contato tanto com a RGE quanto com a Prefeitura, mas sem retorno efetivo.
“Fazem mais ou menos seis meses que a gente tenta resolver. A RGE chegou a vir aqui, olhou o poste e disse que não tinha fiação deles, e que a gente falasse com a Prefeitura. A partir daí, conversamos com o secretário de Obras e com o seu Genilson, mas ninguém fez nada. Enviei as fotos em agosto pro São Marcos Online porque ninguém tomava providência”, contou.
Na noite de segunda-feira, o poste acabou caindo sobre o telhado e o muro da casa.
“Por volta das seis horas a gente ouviu um barulho forte. Quando saímos, o poste já estava caído sobre o muro e os fios no chão. Conseguimos colocar uma lona para evitar mais prejuízos, porque começou a chover na hora”, relatou Felipe.
O morador ainda demonstrou preocupação com o possível comprometimento da estrutura do muro e criticou a falta de ação dos responsáveis.
“Agora não sabemos quem vai arcar com isso. Todo mundo joga a culpa de um lado pro outro e ninguém assume nada. Isso acontece há anos com postes e fios pela cidade. Alguém precisa assumir a responsabilidade.”
Na manhã desta terça-feira (7), a Prefeitura de São Marcos esteve no local, realizou a limpeza da fiação caída e a remoção do poste. No entanto, permanece o questionamento sobre quem será responsabilizado pelos danos à residência e pela falta de resposta ao longo dos meses.