A professora e ex-vereadora Patrícia Camassola Tomé (MDB) anunciou nesta segunda-feira (3) que não será candidata a deputada federal nas eleições deste ano. A decisão foi comunicada por meio de uma nota enviada ao São Marcos Online, poucos dias após ter confirmado que havia aceitado o convite da direção estadual do MDB para colocar seu nome à disposição do partido.
No comunicado, Patrícia afirma que a decisão foi tomada após um período de reflexão e agradece ao vice-governador Gabriel Souza, que a convidou para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, e à presidente estadual do MDB Mulher, Cris Lohmann, pela confiança depositada em seu trabalho.
"Após muita reflexão, comunico que decidi não concorrer ao cargo de deputada federal nas eleições deste ano."
Segundo ela, uma candidatura ao Legislativo Federal exige preparação antecipada e dedicação exclusiva.
"Uma candidatura à Câmara Federal exige planejamento, dedicação integral, estrutura e uma construção iniciada com antecedência. Como sempre procurei fazer em minha trajetória, acredito que devemos assumir apenas os desafios aos quais possamos nos dedicar por inteiro."
Compromissos no Rotary pesaram na decisão
Entre os principais motivos para desistir da candidatura, Patrícia cita os compromissos já assumidos de forma voluntária junto ao Distrito 4700 do Rotary, onde atua na Coordenação do Empoderamento de Meninas, na Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo, na Comissão do RYLA e como representante no Conselho de Legislação.
Ela destaca que essas funções exigem dedicação de tempo e recursos próprios, além da participação em treinamentos e encontros.
Outro fator considerado foi a participação, no final de agosto, no Instituto Rotary, em Recife, onde permanecerá durante uma semana em atividades relacionadas às funções que desempenha na entidade.
"Diante desse compromisso já assumido e da responsabilidade que uma candidatura federal exige, compreendi que este não era o momento mais adequado."
Nominata feminina já está completa
Patrícia também informa que, como o MDB já conta com um número suficiente de mulheres na nominata, comunicou oficialmente sua decisão ao Diretório Estadual.
No último sábado (1º), ela participou da Convenção Estadual do MDB, em Porto Alegre, oportunidade em que agradeceu pessoalmente ao vice-governador Gabriel Souza pelo convite e reiterou sua gratidão à presidente estadual do MDB Mulher.
Trabalho comunitário continuará
Apesar de abrir mão da disputa eleitoral, Patrícia afirma que seguirá atuando em favor da comunidade por meio do voluntariado e da participação em entidades.
"Continuarei fazendo aquilo que sempre deu sentido à minha caminhada: servir às pessoas. Meu compromisso com a comunidade nunca dependeu de um cargo eletivo e continuará sendo o mesmo."
Ela também ressaltou que mantém respeito pela política como instrumento de transformação, mas entende que, neste momento, pode contribuir mais permanecendo nas atividades que já desenvolve.
"A política é uma importante ferramenta de transformação e seguirá tendo meu respeito e meu interesse. Neste momento, porém, escolho permanecer onde posso entregar o meu melhor, com responsabilidade, coerência e dedicação."
Ao final da nota, Patrícia agradece às pessoas que manifestaram apoio ao seu nome e faz um agradecimento especial ao presidente do MDB de São Marcos, Vinícius Capeletti, e aos integrantes do partido pelo incentivo recebido durante o período em que seu nome esteve cotado para a disputa eleitoral.


