Sábado, 06 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo

Buscar notícia

Pacientes relatam dificuldades com transporte da Saúde em São Marcos; Secretaria explica critérios do SUS

Moradores afirmam enfrentar dificuldades para deslocamento até a Secretaria da Saúde durante madrugadas para consultas em outras cidades; gestão municipal diz que atendimento segue critérios técnicos e de equidade. Entenda mais sobre as orientações, na reportagem.

Van da Secretaria Municipal da Saúde de São Marcos utilizada no transporte de pacientes para consultas e atendimentos em outras cidades.
Recentemente, a Prefeitura de São Marcos anunciou a aquisição de novos veículos para reforçar a estrutura de transporte da Secretaria Municipal da Saúde. Foto: Prefeitura de São Marcos.

Uma reclamação encaminhada ao jornalismo do São Marcos Online por uma moradora de São Marcos levanta dúvidas da população sobre o transporte de pacientes realizado pela Secretaria Municipal da Saúde. Sem se identificar, a mulher relatou dificuldades enfrentadas por pacientes idosos e com limitações de mobilidade para acessar os veículos que levam moradores a consultas e procedimentos em cidades como Porto Alegre, Garibaldi e Farroupilha.

Segundo o depoimento, atualmente muitos pacientes precisam se deslocar por conta própria até a Secretaria da Saúde durante a madrugada para embarcar nos veículos da prefeitura. A situação, conforme o relato, afeta especialmente idosos, pessoas sem veículo próprio e pacientes com dificuldades de locomoção.

A moradora afirmou que ela e o marido, ambos idosos, já precisaram sair de casa antes das 3h da manhã para conseguir chegar ao ponto de saída do transporte sanitário. Ela também relatou que, em dias de chuva e frio, já perdeu consultas por não ter condições de realizar o trajeto até a Secretaria.

Além disso, a reclamação aponta que pacientes retornam das viagens e desembarcam novamente na Secretaria da Saúde, precisando buscar alternativas próprias para voltar para casa. Conforme o depoimento, há casos de pessoas que recorrem a aplicativos de transporte, mesmo enfrentando dificuldades financeiras.

A denunciante fez questão de destacar que, na avaliação dela, os motoristas são atenciosos e prestativos, atribuindo a situação a decisões administrativas e operacionais do serviço.

Publicidade

Secretaria da Saúde explica logística e critérios

Procurada pelo São Marcos Online, a secretária municipal da Saúde, Luciane Melchiors, explicou que o transporte de pacientes segue critérios técnicos baseados nos princípios do SUS, especialmente o da equidade.

Segundo ela, pacientes com deficiência, mobilidade reduzida, pessoas acamadas ou com necessidade comprovada recebem atendimento diferenciado, incluindo busca em casa quando necessário.

Gostaríamos de conseguir abraçar todas as demandas que chegam aqui, mas precisamos pensar na logística. Muitas vans saem às 4h ou 5h da manhã para Porto Alegre ou outras cidades. Se fosse necessário buscar todos os pacientes em casa, os veículos precisariam sair ainda mais cedo

Luciane Melchiors

A secretária também ressaltou que os casos precisam ser avaliados individualmente e disse que a paciente pode procurar novamente a Secretaria para apresentar sua situação específica.

Em nota complementar encaminhada ao SMO, a Secretaria destacou que o transporte de pacientes no SUS segue o princípio da equidade, considerando critérios clínicos, vulnerabilidade social, limitações de mobilidade e capacidade operacional do serviço.

O objetivo é assegurar acesso responsável, justo e humanizado à saúde, respeitando os critérios estabelecidos pelas normativas do SUS e a capacidade operacional do serviço

Luciane Melchiors

Tema gera dúvidas entre usuários do sistema

O relato recebido pelo São Marcos Online evidencia uma discussão recorrente em diversos municípios: o equilíbrio entre capacidade operacional do transporte sanitário e as dificuldades enfrentadas por pacientes que dependem exclusivamente do sistema público para realizar tratamentos e consultas especializadas fora da cidade.

Publicidade

A situação ganha ainda mais atenção porque, recentemente, a administração municipal anunciou a aquisição de novos veículos para a área da saúde, investimento apresentado como reforço na estrutura de atendimento e transporte de pacientes.

Enquanto isso, moradores seguem cobrando alternativas que possam facilitar o acesso de idosos e pessoas com limitações físicas aos serviços disponibilizados pelo município.

Leia também