Um motorista são-marquense ficou ferido após um grave acidente envolvendo carretas na BR-163, em Rondonópolis, no Mato Grosso. O acidente ocorreu após o tombamento de uma carreta carregada com farelo de soja, que seguia pela rodovia no sentido sul e acabou invadindo a pista contrária, provocando uma sequência de manobras bruscas e colisões entre veículos de carga. As ocorrências, registradas com intervalo de 22 minutos, envolveram o tombamento de uma carreta com derramamento de carga e uma batida traseira seguida de incêndio, resultando no encaminhamento de dois motoristas para unidades de saúde.
De acordo com informações apuradas pelo São Marcos Online, o condutor da primeira carreta que tombou é de São Marcos e tem cerca de 50 anos. Ele chegou a ficar preso às ferragens após o acidente, mobilizando equipes de resgate que atuaram no desencarceramento da vítima. Apesar da gravidade da ocorrência e dos danos registrados, o motorista não sofreu ferimentos graves e não corre risco.
Conforme informações divulgadas por veículos de imprensa do Mato Grosso, o acidente teve início quando a carreta carregada com soja tombou sobre a pista e invadiu a faixa contrária da rodovia, no trecho entre Sonora e Rondonópolis. Com o bloqueio parcial da via, outros caminhoneiros precisaram frear bruscamente para evitar uma tragédia ainda maior.
Um rodotrem graneleiro que vinha logo atrás conseguiu desviar em direção ao canteiro central ao perceber que não conseguiria parar a tempo. A manobra evitou um engavetamento de grandes proporções, já que outras carretas já estavam paradas à frente por conta do tombamento.
Na sequência, uma carreta do tipo LS de quatro eixos também tentou desviar, mas não conseguiu evitar a colisão e atingiu a traseira do rodotrem. Após o impacto, os dois veículos começaram a pegar fogo, gerando uma intensa fumaça preta que podia ser vista a longa distância e assustou motoristas que trafegavam pela BR-163.
Equipes do Corpo de Bombeiros, concessionária responsável pela rodovia e socorristas foram acionadas rapidamente para controlar as chamas, prestar atendimento às vítimas e organizar o trânsito, que ficou parcialmente interrompido durante o atendimento da ocorrência.
Imagens divulgadas nas redes sociais e por portais da região mostram o cenário de destruição provocado pelo acidente, com carretas em chamas e grande movimentação de equipes de emergência às margens da rodovia.
As circunstâncias exatas do tombamento ainda deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. O condutor são-marquense foi socorrido pela equipe da concessionária Nova Rota do Oeste e levado ao Hospital Regional de Rondonópolis.



