Terça-feira, 09 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo

Buscar notícia

Metalúrgicos de Caxias e Região reivindicam 2% de ganho real e piso salarial de R$ 3,5 mil

Categoria inicia negociação da Convenção Coletiva 2026 com pedido de valorização salarial, redução da jornada para 40 horas semanais e ampliação de direitos trabalhistas na Serra Gaúcha.

Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos e do Simecs durante entrega da pauta da Campanha Salarial 2026, em reunião realizada em Caxias do Sul.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias e Região, Paulo Andrade, à esquerda, entregou ao presidente do Simecs, Paulo Scopel, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2026, marcando o início das negociações da Convenção Coletiva da categoria. Foto: Fernando Santos.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região entregou nesta quarta-feira (20) a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2026 ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), dando início às negociações da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. A data-base dos trabalhadores é 1º de junho.

A entrega do documento ocorreu durante reunião entre o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Paulo Andrade, e o presidente do Simecs, Paulo Scopel, com a participação de dirigentes das duas entidades.

Entre os principais pontos da pauta está o pedido de aumento do piso salarial da categoria, atualmente em R$ 2.088,63 brutos, para R$ 3,5 mil. Além disso, o sindicato reivindica a reposição salarial com base no INPC acrescido de 2% de ganho real.

A pauta foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores durante Assembleia Geral Extraordinária realizada no último sábado (16).

Principais reivindicações da categoria

Além das questões salariais, os metalúrgicos também pedem:

  • salários iguais para homens e mulheres que exerçam a mesma função;
  • redução da jornada semanal de 44 para 40 horas;
  • adoção de medidas de conforto térmico nos ambientes de trabalho, com temperaturas entre 10ºC e 27ºC;
  • proibição da instalação de câmeras nas linhas de produção;
  • garantia de 10 dias de férias coletivas entre 20 de dezembro e 10 de janeiro;
  • negociação do Programa de Participação nos Resultados (PPR) diretamente com o sindicato, por meio de acordo coletivo específico;
  • manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva 2024-2026.

Segundo Paulo Andrade, a categoria busca valorização salarial e melhores condições de trabalho.

Publicidade

“A categoria metalúrgica busca a valorização salarial, solicitando ganho real e um piso mais condizente com as necessidades das famílias. Além disso, manter e ampliar benefícios já conquistados”, afirmou o presidente do sindicato.

Histórico recente de conquistas

No ano passado, os trabalhadores do setor metalúrgico de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos receberam reajuste total de 5,75%, sendo 5,7% referentes à recomposição da inflação e 0,5% de ganho real.

O acordo também ampliou o direito ao auxílio-creche para filhos de até cinco anos, independentemente do gênero do trabalhador, além de reajustar o benefício para R$ 421,11.

Outra medida conquistada pela categoria em 2024 foi a redução do desconto do vale-transporte. O percentual de contribuição dos trabalhadores caiu de 3,5% para 1,5% dos salários brutos.

Leia também