O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região entregou nesta quarta-feira (20) a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2026 ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), dando início às negociações da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. A data-base dos trabalhadores é 1º de junho.
A entrega do documento ocorreu durante reunião entre o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Paulo Andrade, e o presidente do Simecs, Paulo Scopel, com a participação de dirigentes das duas entidades.
Entre os principais pontos da pauta está o pedido de aumento do piso salarial da categoria, atualmente em R$ 2.088,63 brutos, para R$ 3,5 mil. Além disso, o sindicato reivindica a reposição salarial com base no INPC acrescido de 2% de ganho real.
A pauta foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores durante Assembleia Geral Extraordinária realizada no último sábado (16).
Principais reivindicações da categoria

Além das questões salariais, os metalúrgicos também pedem:
- salários iguais para homens e mulheres que exerçam a mesma função;
- redução da jornada semanal de 44 para 40 horas;
- adoção de medidas de conforto térmico nos ambientes de trabalho, com temperaturas entre 10ºC e 27ºC;
- proibição da instalação de câmeras nas linhas de produção;
- garantia de 10 dias de férias coletivas entre 20 de dezembro e 10 de janeiro;
- negociação do Programa de Participação nos Resultados (PPR) diretamente com o sindicato, por meio de acordo coletivo específico;
- manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva 2024-2026.
Segundo Paulo Andrade, a categoria busca valorização salarial e melhores condições de trabalho.
“A categoria metalúrgica busca a valorização salarial, solicitando ganho real e um piso mais condizente com as necessidades das famílias. Além disso, manter e ampliar benefícios já conquistados”, afirmou o presidente do sindicato.
Histórico recente de conquistas
No ano passado, os trabalhadores do setor metalúrgico de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos receberam reajuste total de 5,75%, sendo 5,7% referentes à recomposição da inflação e 0,5% de ganho real.
O acordo também ampliou o direito ao auxílio-creche para filhos de até cinco anos, independentemente do gênero do trabalhador, além de reajustar o benefício para R$ 421,11.
Outra medida conquistada pela categoria em 2024 foi a redução do desconto do vale-transporte. O percentual de contribuição dos trabalhadores caiu de 3,5% para 1,5% dos salários brutos.



