Limpeza de jazigos pode ser feita até o dia 29
Cemitérios de São Marcos recebem atenção especial em preparação para finados. Confira horários das missas e funcionamento dos cemitérios. Com a aproximação do Dia de Finados, 2 de novembro, é tradição que famílias providenciem pequenas reformas e a limpeza dos túmulos e jazigos dos entes queridos.

Cemitérios de São Marcos recebem atenção especial em preparação para finados. Confira horários das missas e funcionamento dos cemitérios.
Com a aproximação do Dia de Finados, 2 de novembro, é tradição que famílias providenciem pequenas reformas e a limpeza dos túmulos e jazigos dos entes queridos. Conforme Vinicius Capeletti, secretário de Serviços Públicos e Urbanos, os cemitérios do município recebem uma atenção especial nestes dias que antecedem Finados.
“Além do serviço de manutenção que é feito mensalmente, estamos nos dedicando especialmente nestes últimos dias com a limpeza da área comum e recentemente o cemitério público recebeu pintura externa no muro”, complementa o secretário.

As famílias que desejam limpar os túmulos e jazigos tem até a próxima segunda-feira (29) para a execução do serviço. Vinicius explica ainda que até esta data a secretaria estará recolhendo o lixo, após esta data a destinação deve ficar a cargo de cada familiar.
Outra questão importante a ser observada neste período é a proliferação do mosquito da dengue, com o aumento da temperatura nesta época, a Vigilância Ambiental orienta para alguns cuidados a serem tomados em cemitérios, como: evitar colocar flores em vasos com água, substituindo-as por versões plantadas e sem pratinhos; em casos de vasos fixos, providencie furos para escoamento de água da chuva; remova todo e qualquer objeto ou estrutura que possa acumular água. Não deixar garrafas ou sacos plásticos, nem qualquer outro recipiente vazio, sobre os túmulos, pois quando chove estes materiais acumulam água e podem se transformar em criadouros do mosquito; retire sacos plásticos, celofanes e caixas decorativas que vierem a ficar nos túmulos, antes do período de sete dias.
Além disso, uma equipe da vigilância estará nos cemitérios para verificar a situação dos túmulos e promover a remoção de embalagens, recipientes e outros materiais que possam servir como criadouros para o mosquito.
O costume de orar pelas pessoas falecidas é uma realidade desde os primeiros tempos do cristianismo e foi conservado pelas comunidades cristãs. De acordo como Pe Tadeu Libardi, esta é a única data em que a igreja católica celebra missa dentro do cemitério onde são esperados milhares de fiéis nas celebrações durante o dia.
“É um momento de relembrar a memória dos nossos entes queridos e de alguma forma estar perto deles, se o tempo nos permitir celebraremos nos cemitérios das comunidades e se chover, as missas serão dentro das igrejas”, acrescenta o pároco.
Confira locais e horários das missas nas paróquias de São Marcos e Criúva.
São Marcos
- 9h – Cemitério Santo Henrique
- 9h – Cemitério Municipal
- 9h – Cemitério São Luiz
- 10h30min – Cemitério Santo Isidoro- Zambeccari
- 10h30min – Cemitério São Judas Tadeu- Tapejara
- 16h – Cemitério Nossa Senhora de Fátima- Linha Edith
- 16h – Cemitério Santa Catarina- Pedras Brancas
- 15h – Cemitério São Francisco Xavier
- 17h – Cemitério Santana
- 17h – Cemitério Santo Stanislau- Linha Rosita
- 18h – Cemitério Municipal
Criúva
- 9h – Cemitério Matriz
- 9h – Cemitério São Jorge da Mulada
- 10h30min – Cemitério Pontão
- 10h30min – cemitério São João da Mulada
- 14h – Cemitério Santo Isidoro – Agudo
- 14h – Cemitério Gomes
- 16h – Cemitério Nossa Senhora das Graças- Linha café