Com a chegada de julho, o calendário das Eleições 2026 entra em uma nova etapa. A partir deste mês, passam a valer restrições previstas na legislação eleitoral, especialmente para agentes públicos, enquanto partidos e pré-candidatos intensificam a preparação para o período oficial de campanha.
Um dos principais marcos ocorre em 4 de julho, quando faltam exatamente três meses para o primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro. A partir dessa data, entram em vigor diversas condutas vedadas aos agentes públicos, como determinadas nomeações, exonerações e contratações, além da participação em inaugurações de obras públicas, salvo nas hipóteses previstas em lei.
Outra novidade prevista para julho é a divulgação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do número oficial de eleitoras e eleitores aptos a votar em todo o país. O quantitativo servirá como referência para o cálculo dos limites de gastos de campanha de partidos e candidatos.
Também neste mês, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que desejarem votar em outra seção ou local de votação dentro da mesma circunscrição poderão solicitar a alteração à Justiça Eleitoral. O prazo para esse procedimento vai de 18 de julho a 18 de agosto.
As definições de julho antecedem uma das etapas mais movimentadas do processo eleitoral. Entre 20 de julho e 5 de agosto, partidos e federações realizarão as convenções para escolha de seus candidatos e definição de coligações. Já a propaganda eleitoral terá início em 16 de agosto.
Calendário de julho
- 4 de julho: começam as condutas vedadas aos agentes públicos previstas na legislação eleitoral;
- Durante o mês: TSE divulga o número oficial de eleitores aptos a votar, base para o cálculo dos limites de gastos de campanha;
- 18 de julho a 18 de agosto: prazo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida solicitarem mudança de seção ou local de votação dentro da mesma circunscrição.
As Eleições 2026 ocorrerão em 4 de outubro, quando os brasileiros escolherão presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Havendo necessidade, o segundo turno está previsto para 25 de outubro.



