Governo do Estado apresenta programas de educação e empregabilidade para jovens
Programas Todo Jovem na Escola e Partiu Futuro foram apresentados nesta segunda (16) Em uma iniciativa voltada para o desenvolvimento e a inclusão produtiva dos jovens, o governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira, 16 de outubro, a reformulação do programa “Todo Jovem na Escola” e a introdução do novo programa “Partiu Futuro”.

Programas Todo Jovem na Escola e Partiu Futuro foram apresentados nesta segunda (16)
Em uma iniciativa voltada para o desenvolvimento e a inclusão produtiva dos jovens, o governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira, 16 de outubro, a reformulação do programa “Todo Jovem na Escola” e a introdução do novo programa “Partiu Futuro”. Ambos terão início em 2024 e contam com um investimento total do Executivo estadual de R$ 773,9 milhões para o período de 2024 a 2026. O anúncio foi realizado no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza.
O “Todo Jovem na Escola” tem como objetivo principal a promoção da permanência dos estudantes em sala de aula, proporcionando auxílio financeiro aos alunos da rede estadual. A partir de 2026, o programa pretende tornar-se a maior iniciativa de combate à evasão e ao abandono escolar em todo o país. Os valores pagos aos estudantes poderão chegar a até R$ 9.850 em alguns casos, considerando os benefícios recebidos ao longo do Ensino Médio.
As mudanças incluem a concessão de auxílio material escolar, poupança aprovação e prêmio engajamento, além da bolsa permanência, que passará a ser progressiva com valores escalonados de acordo com a renda per capita da família do estudante.
O programa “Partiu Futuro” concentra-se na qualificação técnica de jovens a partir de 14 anos, visando o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mundo do trabalho, por meio da promoção de estágios e aprendizagem profissional (Jovem Aprendiz).
Este programa estrutura-se em três eixos de atuação, envolvendo vagas de estágio em escolas públicas estaduais, a atuação de jovens aprendizes em órgãos públicos estaduais e municipais, e a oferta de vagas de Jovem Aprendiz em empresas, abrangendo diversas áreas de formação técnica e profissional.
Ambos os programas representam um esforço do governo do Estado para investir no desenvolvimento dos jovens, ao mesmo tempo em que combate a evasão escolar e promove a inclusão produtiva da juventude gaúcha.
Informações: www.rs.gov.br