Família são-marquense vive drama após acidente trágico e aguarda providências na Saúde Pública
Itamar Cenai Baldissera, 65 anos, segue internado aguardando transferência para procedimento na coluna. Família cogita intervenção judicial para conseguir leito. A esposa de Itamar, Eliane da Fonseca, de 55 anos foi sepultada hoje em São Marcos.

Itamar Cenai Baldissera, 65 anos, segue internado aguardando transferência para procedimento na coluna. Família cogita intervenção judicial para conseguir leito. A esposa de Itamar, Eliane da Fonseca, de 55 anos foi sepultada hoje em São Marcos. Filha grávida e genro do casal passam bem
Uma tragédia ocorrida no último sábado (2) na ERS 453, em Garibaldi, abalou a comunidade de São Marcos. O acidente envolvendo um Peugeot e um HB20 onde estava a família resultou na perda irreparável de Eliane da Fonseca, de 55 anos. No entanto, a tristeza da família Fonseca se vê agravada pela situação do patriarca, Itamar Cenai Baldissera, 65 anos, que segue internado em Garibaldi, aguardando transferência para procedimento na coluna e tratamento.
Após o acidente, as equipes de resgate atuaram prontamente, levando os feridos, incluindo Itamar, ao Hospital Beneficente São Pedro. Infelizmente, Eliane não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na noite de segunda-feira (4). Sua despedida ocorreu na manhã desta quarta-feira (6) em São Marcos.
O drama da família se intensifica diante da espera pela transferência, indispensável para o tratamento adequado de Itamar. Nem o Hospital São João Bosco, de São Marcos, nem o Hospital São Pedro, de Garibaldi, tem especialistas nesse tipo de lesão. Itamar está cadastrado no Gerint (Central de Leitos) aguardando vaga para traumatologia. Ainda não há previsão, mas o estado dele é atualizado diariamente.
Foi informado à reportagem que o hospital de referência para o caso seria o Hospital São Carlos de Farroupilha. Segundo a gerência do Hospital São Pedro, a lesão de Itamar é uma fratura de vértebra C7. Para entender melhor a gravidade da lesão, a vértebra C7, parte superior 7 da coluna cervical, é crucial para a função normal e mobilidade do pescoço.
Uma das filhas do casal, grávida de dois meses, estava no veiculo e teve ferimentos leves no acidente. Seu companheiro passou por cirurgia após conseguir ser transferido para São Marcos e encontra-se em observação no Hospital São João Bosco, passando bem.
Diante da espera e da dor, a família está se mobilizando para acionar o Ministério Público visando ordem judicial no sentido de acelerar o processo de transferência para hospital especializado. Enquanto espera, eles tem que conviver com a perda e o sentimento de impotência.
Em contato com Eduardo Rizzo, Diretor da Secretaria da Saúde de São Marcos, esclarecimentos foram prestados quanto à responsabilidade da transferência entre hospitais e a espera pela disponibilidade de leitos. Rizzo indicou que a solicitação de leitos é feita pelos profissionais médicos quando o paciente está clinicamente apto, e a Secretaria de Saúde é responsável pelo transporte após a transferência ser regulada, assim como ocorreu no caso do genro de Itamar.
O São Marcos Online continuará acompanhando de perto essa situação, buscando informações junto às autoridades de saúde e judiciárias, na esperança de que a família encontre o apoio necessário nesse momento difícil. Nossos sentimentos à família Fonseca-Baldissera neste momento de profunda tristeza e luta por justiça e assistência adequada.