Diplomação dos Eleitos de 2024 em São Marcos será realizada no dia 18 de dezembro
A diplomação dos eleitos em São Marcos acontecerá em 18 de dezembro na Associação dos Motoristas São Marquenses A cidade de São Marcos se prepara para um dos momentos mais importantes do calendário político: a diplomação dos eleitos nas eleições municipais de 2024.

A diplomação dos eleitos em São Marcos acontecerá em 18 de dezembro na Associação dos Motoristas São Marquenses
A cidade de São Marcos se prepara para um dos momentos mais importantes do calendário político: a diplomação dos eleitos nas eleições municipais de 2024. O evento, promovido pela 137ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, será realizado no próximo dia 18 de dezembro, às 9h30, na boate da Associação dos Motoristas São Marquenses.
A solenidade, conduzida pela juíza eleitoral Dra. Ana Paula de la Lata, é destinada à imprensa e convidados e oficializará os mandatos do prefeito, da vice-prefeita, e dos vereadores eleitos. Este ato marca o encerramento do processo eleitoral e confere a todos os eleitos a autorização legal para assumirem seus cargos a partir de 1º de janeiro de 2025.
Volmir Rech e Fabiana Dutra assumem o Executivo
Com 47,50% dos votos válidos, Volmir Rech, do PP, foi eleito prefeito de São Marcos, tendo como vice Fabiana Dutra de Oliveira. A coligação “Mais Amor por São Marcos”, formada por PP, Podemos e PSDB, obteve 6.049 votos, superando a coligação “São Marcos Não Pode Parar” (MDB e PDT), representada por Andrigo Biasotto e Ivana Mioto Polo, que conquistou 45,38% (5.779 votos).
Leia ainda: Volmir Rech é eleito Prefeito de São Marcos com 47,50% dos votos válidos
Câmara Municipal ganha novos nomes
Na Câmara de Vereadores, nove cadeiras foram preenchidas, mas um evento trágico marcou o período pós-eleição. O vereador eleito Renato Chinelatto, do PDT, faleceu neste final de semana de causas naturais. Em seu lugar, a 1ª suplente, Neusa Pereira, também do PDT, deverá assumir o mandato.
Leia ainda: Nova composição da Câmara de São Marcos tem 4 vereadores eleitos pela primeira vez
Os vereadores eleitos para a próxima legislatura são:
- Sabrina Reis (MDB) – 796 votos
- Genilson Marcon (PP) – 683 votos
- Renato Chinelatto (PDT) – 675 votos (substituído por Neusa Pereira)
- Brochetão (PDT) – 535 votos
- Eduardo Rizzo Duda (MDB) – 504 votos
- Rui Borba (MDB) – 498 votos
- Machado (PL) – 493 votos
- Celso Pedrotti/Bala (Pode) – 395 votos
- Juca Camargo (PP) – 354 votos
Posse prevista para janeiro
Após a diplomação, os eleitos tomarão posse oficialmente no dia 1º de janeiro, quando iniciarão seus mandatos e começarão a conduzir os destinos de São Marcos pelos próximos quatro anos.
O São Marcos Online acompanhará a solenidade de diplomação e trará a cobertura completa, destacando as reações e planos dos representantes eleitos para o futuro do município.