Detran alerta para golpe do IPVA e licenciamento via PIX
O DetranRS reforça que não envia e-mails, SMS ou WhatsApp com links ou boletos de IPVA
Imagem ilustrativa
Devido ao grande número de reclamações de pessoas que foram lesadas por golpes envolvendo o pagamento via PIX do IPVA e licenciamento do veículo, o DetranRS alerta para a importância de observar o nome do beneficiário/destinatário antes de concluir a transação.
Para o pagamento do PIX do IPVA o beneficiário deve ser sempre:
IPVA SEFAZ/RS
CNPJ: 87.958.674/0001-81
BANRISUL - BCO DO ESTADO DO RS S.A.
Já o beneficiário do PIX no caso da Taxa de Licenciamento deve ser sempre:
DETRAN/RS
CNPJ: 01.935.819/0001-03
BANRISUL - BCO DO ESTADO DO RS S.A.
Lembramos ainda que o pagamento tanto do IPVA quanto do licenciamento e demais débitos do veículo podem ser feitos diretamente na rede bancária credenciada (Banrisul, Sicredi, Sicoob, Lotéricas da Caixa, Banco do Brasil – nesse caso para não correntistas pelo www.bb.com.br/cidadao, autoatendimento; WhatsApp/TAA/Mobile/Internet, correspondentes bancários - e Bradesco – esse sim apenas para correntistas), SEM GUIA DE ARRECADAÇÃO, informando PLACA e RENAVAM ao banco.
O DetranRS reforça que não envia e-mails, SMS ou WhatsApp com links ou boletos de IPVA, assim como também não o fazem o Governo do Estado e a Secretaria da Fazenda.
Quanto ao parcelamento
O pagamento parcelado do IPVA do ano atual pode ser feito em seis prestações mensais, desde que a opção pelo parcelamento e o pagamento da primeira prestação tenham ocorrido até o dia 30 de janeiro de 2026. Após essa data não será mais possível parcelar, cabendo apenas o pagamento integral.
O credenciamento de empresas facilitadoras de pagamento é feito pelo DetranRS. Em caso de eventuais problemas de recolhimento de valores o contribuinte deve entrar em contato diretamente com a Empresa com a qual foi feita a operação para verificar o que pode ter ocorrido. Também poderá entrar em contato com a autarquia no link: https://www.detran.rs.gov.br/ouvidoria .










