/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png

Curso de Medicina da UCS conquista nota máxima do Ministério da Educação

Resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira, dia 28 de agosto, consolidando a excelência da graduação que tem 57 anos de história

Atualizado em 29/08/2025 às 10:08, por Liliane Cioato.

Curso de Medicina da UCS conquista nota máxima do Ministério da Educação

Fotos: Bruno Zulian

curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul recebeu nota 5 do Ministério da Educação (MEC), conceito máximo de qualidade das instituições de Ensino Superior no Brasil. O resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, por meio do sistema e-MEC. O curso foi avaliado por representantes do MEC sob os critérios de Proposta Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

“Essa conquista revela que a busca pela excelência está dando certo, que as nossas equipes estão focadas na boa formação dos estudantes, que trabalhamos com sinergia entre os setores. Consolida uma trajetória de 57 anos do curso de Medicina, que forma milhares de profissionais de altíssima qualidade. Só tenho a agradecer aos professores, alunos e funcionários por suas entregas, que atendem ao nosso planejamento estratégico e que trabalham alinhados para o bem da Educação Superior”, destacou o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech.

/apidata/imgcache/1bdafa2166b14962cb7735c80fd0ebfb.png

Para o professor de Medicina e vice-reitor Asdrubal Falavigna, a conquista da nota máxima pelo MEC valoriza, além da tradição do curso, uma série de iniciativas recentes, entre elas a criação do Centro de Saúde Digital (com serviço de telemedicina), melhorias em infraestrutura e investimentos em tecnologia (revitalização do Bloco H, com simuladores e equipamentos com Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Realidade Virtual) e desenvolvimento da prática da Medicina por meio do Hospital Geral (HG) e do Centro Clínico (Ceclin). “O mais importante, porém, é a maturidade, o desempenho e o talento de nossos alunos e professores. Temos, sim, um curso de elevada qualidade, mas não apenas pelo desenvolvimento completo do conhecimento específico da Medicina, mas também dos princípios éticos e humanísticos, fundamentais para nós, médicos. Para além de um curso de Medicina, a UCS tem uma escola médica. Não ensinamos a fazer Medicina, ensinamos o que é ser um médico”, ressalta Falavigna.

Coordenadora do curso, a professora Ana Paula Agostini considera a nota máxima do MEC um reconhecimento à responsabilidade dos professores, alunos e funcionários da UCS. “Formamos um time muito unido, e essa união fortalece o nosso ‘fazer médico’, sempre com o apoio irrestrito da reitoria. É uma conquista que nos emociona muito”, considera.