CTG Porteira da Serra conquista o 3º lugar no 16º FENART em Cristalina (GO)
Com os participantes emocionando o público, a Invernada Juvenil representou São Marcos‑RS com garra e tradição e voltou para casa com a medalha de bronze nacional.

Representação da Invernada Juvenil do CTG Porteira da Serra durante sua apresentação no 16º FENART, em Cristalina (GO). Quatro pares estão alinhados num salão com piso de madeira, vestidos com trajes típicos gaúchos: os homens usando bombas, camisas claras, lençóis vermelhos e chapéus, e as mulheres com vestidos longos coloridos e estampados. Ao fundo, músicos tocam instrumentos tradicionais em um palco com banner do evento "Nacional 2025". Foto: arquivo pessoal
O CTG Porteira da Serra, de São Marcos‑RS, brilhou intensamente durante sua participação no 16º FENART – Festival Nacional da Tradição Gaúcha, realizado entre 24 e 27 de julho no CTG Nova Querência em Cristalina (GO). A histórica viagem, com um grupo de 45 integrantes na comitiva, acompanhando a Invernada Juvenil, ficou marcada por emoção, união e uma conquista inesquecível.
O grupo representou com orgulho a 25ª Região Tradicionalista, o município de São Marcos e todo o estado do Rio Grande do Sul. Graças ao empenho em eventos de arrecadação e ao apoio da comunidade, cada participante teve a oportunidade de conhecer Goiás pela primeira vez, viajando de avião — uma experiência que ficará registrada na memória de todos.
Gesto de superação: 3º lugar no juvenil
Com belíssima apresentação, a Invernada Juvenil garantiu o 3º lugar no Festival, sendo herdeira de uma forte tradição cultural gaúcha e demonstrando toda a garra da juventude de São Marcos. A conquista ressalta o esforço coletivo e a expressiva participação de que participaram 45 jovens com dedicação.
O CTG manifesta profundo reconhecimento à comunidade e ao público que apoiaram a jornada: ao acompanhar os eventos e às doações que tornaram possível essa realização. O apoio estendeu-se desde o preparo até a viagem, possibilitando que fosse uma experiência transformadora para a maior parte dos participantes.
"Porque o que se faz com amor e dedicação, tudo se consegue." Essa frase, de Carina Bresolin Quadri, representante da entidade, resume o sentimento que embalou cada gesto do CTG Porteira da Serra nessa jornada. Com muito orgulho, a entidade celebra a trajetória até Goiás e o retorno com uma colocação expressiva no pódio nacional.