/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Banco Central lança solicitação automática para resgate de “dinheiro esquecido” no Sistema Valores a Receber

A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave pix do tipo CPF.

Atualizado em 27/05/2025 às 09:05, por Equipe SMO.

Banco Central lança solicitação automática para resgate de “dinheiro esquecido” no Sistema Valores a Receber

A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave pix do tipo CPF. Quem ainda não possui essa chave deve cadastrá-la junto à sua instituição financeira

O Banco Central anunciou, nesta segunda-feira (26), uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR) que promete tornar mais simples o processo de recuperação de recursos esquecidos por cidadãos e empresas em instituições financeiras. A partir desta terça-feira (27), estará disponível a opção de solicitação automática de resgate de valores.

Até então, era necessário acessar o sistema e realizar manualmente a solicitação para cada valor identificado. Com a nova função, os usuários poderão autorizar que o sistema faça essa solicitação de forma automática, sempre que houver algum valor disponível.

/apidata/imgcache/c9086ef94dad4d18574aac51a8a0b2ce.png

“A novidade é apenas na forma de solicitar o resgate. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais”, esclareceu o Banco Central, em nota.

Quem pode usar a nova funcionalidade?

A opção de resgate automático está disponível apenas para pessoas físicas, que tenham conta gov.br com nível prata ou ouro, com verificação em duas etapas habilitada. Além disso, é necessário possuir uma chave Pix do tipo CPF, cadastrada na instituição financeira.

A funcionalidade não se aplica a contas conjuntas nem a instituições que ainda não aderiram ao termo de devolução via Pix, que continuarão exigindo o processo manual.

Como funciona o crédito?

Uma vez habilitada a solicitação automática, os valores serão depositados diretamente na conta do usuário pela instituição financeira. O Banco Central não enviará avisos quando o dinheiro for devolvido, por isso, é importante acompanhar o extrato bancário.

A nova medida tem como objetivo facilitar o acesso aos valores esquecidos e desburocratizar o processo para os usuários, reforçando o compromisso do Banco Central com a modernização dos serviços financeiros.

O Sistema Valores a Receber pode ser acessado em: valoresareceber.bcb.gov.br

O que são os “valores a receber”?

Trata-se de recursos financeiros esquecidos por pessoas ou empresas em contas bancárias, consórcios, cooperativas de crédito, entre outras instituições financeiras. O montante não reclamado fica disponível no SVR para posterior solicitação de resgate pelo titular.