Após reclamações e intervenção da imprensa, Corsan soluciona problema de barulho em caixa d'água no Bairro São José
Instalação de um abafador de ruído no sistema de bombeamento encerrou o transtorno que afetava o sono e a segurança dos moradores na Rua Prefeito Albino Ruaro

Caixa d'água da Corsan no bairro São José, vista de um terreno gramado através de uma cerca de arame. Ao fundo, uma casa e o céu azul com nuvens. Foto: SMO
Moradores do bairro São José, na região do Colina Sorriso, finalmente conseguem ter noites de sono mais tranquilas. Um problema crônico de barulho excessivo, vindo do sistema de bombeamento de uma caixa d'água da Corsan na Rua Prefeito Albino Ruaro, foi solucionado nesta segunda-feira (19) após a intervenção do portal São Marcos Online (SMO).
As queixas não são recentes. Em junho, os próprios moradores já haviam contatado a Corsan para relatar o transtorno, mas, segundo eles, nenhuma solução definitiva foi apresentada e o barulho persistiu, chegando a piorar com o tempo.
O ruído, descrito pelos residentes como "ensurdecedor", perturbava a rotina da vizinhança. A situação afetava diretamente a qualidade de vida de diversas famílias, incluindo crianças que não conseguiam descansar para ir à escola, idosos e trabalhadores. "A pessoa não dorme mais à noite, a pessoa doente, a criança não consegue acordar cedo para ir para o colégio, por causa daquele barulhão da caixa d'água", desabafou uma moradora em denúncia enviada ao SMO.
A frustração da comunidade cresceu a ponto de uma residente relatar o furto de materiais de construção em sua propriedade, crime que, segundo ela, não foi notado pelos vizinhos devido ao intenso barulho da bomba. Alguns consideravam tomar medidas legais contra a companhia.
Diante da persistência do problema, os moradores procuraram o SMO. Na última quinta-feira, o portal contatou a Corsan, que se comprometeu a resolver a situação. A promessa foi cumprida: nesta segunda-feira, equipes técnicas estiveram no local e instalaram um abafador de ruído no sistema de bombeamento, eliminando o barulho que tanto incomodava a comunidade.
O caso evidencia a importância da imprensa local como um canal de comunicação que acelera soluções. Embora os moradores já tivessem buscado ajuda, foi a intervenção do jornal que garantiu a resolução rápida e eficaz do problema, reforçando o papel da mídia como aliada da população.