Substituição dos controladores de velocidade na BR-116: novo contrato e novos equipamentos
DNIT informou ao SMO que a partir de setembro irá iniciar instalação de novos controladores eletrônicos em todo o RS O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) esclareceu, em resposta ao questionamento do Jornal São Marcos Online, que uma nova empresa foi contratada para operar os controladores eletrônicos de velocidade na BR-116.

DNIT informou ao SMO que a partir de setembro irá iniciar instalação de novos controladores eletrônicos em todo o RS
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) esclareceu, em resposta ao questionamento do Jornal São Marcos Online, que uma nova empresa foi contratada para operar os controladores eletrônicos de velocidade na BR-116. Esta nova contratação iniciou a vigência contratual em abril deste ano, quando as equipes começaram a substituir os equipamentos sob a responsabilidade da empresa anterior por novos controladores de velocidade.
Entretanto, a efetiva operação desses novos equipamentos depende de diversas etapas, incluindo a aferição pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). A expectativa do DNIT é que, a partir de setembro, os equipamentos comecem a operar de forma escalonada, conforme o cronograma previsto no edital.
Leia também: DNIT anuncia levantamentos para implantação de acesso no km 113 da BR-116 em São Marcos
Cronograma e operação escalonada dos controladores
A autarquia destacou que os controladores já existentes serão priorizados para voltarem a operar. Ao longo dos próximos 12 meses, novos controladores serão instalados. No entanto, é importante destacar que o estado de calamidade no Rio Grande do Sul poderá interferir nos prazos em algumas localidades afetadas.
Essas informações são de grande relevância, especialmente para os moradores de São Marcos, que têm observado a retirada e desativação de alguns redutores de velocidade no trecho da BR-116 que compreende a cidade. O DNIT esclareceu que as mudanças não ocorrem apenas nesse trecho, mas em toda a jurisdição do órgão no Rio Grande do Sul.
O Jornal São Marcos Online continuará acompanhando o andamento da substituição e ativação dos controladores de velocidade, mantendo a população informada sobre os prazos e as etapas do processo. Para mais informações, continue acompanhando nossas publicações.