Os Caminhos da Água: Começam testes no poço de Zamoner
Prefeitura mediu a vazão da água e recolheu amostras para verificar potabilidade Começaram os testes de vazão e de potabilidade da água do poço perfurado em Zamoner.

Prefeitura mediu a vazão da água e recolheu amostras para verificar potabilidade
Começaram os testes de vazão e de potabilidade da água do poço perfurado em Zamoner. O poço, perfurado semanas atrás com profundidade de 210 metros, permaneceu em repouso até a manhã de quinta-feira (dia 9), quando começou o bombeamento da água para verificar a vazão da vertente.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Fabiano Varela, a vazão inicial, às 9h50min de quinta, foi de 3,3 mil litros por hora. Seis horas depois, a vazão caiu a 700 litros por hora. Nesta sexta, 24 horas após o começo dos testes, o secretário informou que o fluxo de água não foi interrompido em momento algum. Ou seja, tem água, e a possibilidade de abastecer as 17 famílias da comunidade é real.
“Ainda não recebi os resultados oficiais, mas acredito que o poço terá vazão suficiente para atender as famílias”, disse Varela.

Próxima etapa
Os próximos passos em Zamoner são instalar a bomba, solicitar a ligação da rede elétrica e elaborar e executar o projeto da rede de abastecimento.
Os exames de potabilidade devem estar concluídos no final deste mês.
A expectativa é inaugurar o poço de Zamoner em julho.
São Marcos possui 13 poços rurais comunitários em operação.
Leia mais em na matéria abaixo: