https://saomarcosonline.com/apidata/imgcache/db746b92d4b56a00aaf7d89589a197c7.png
https://saomarcosonline.com/apidata/imgcache/6489286f0535723f1bc933597a4c23f2.png
https://saomarcosonline.com/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

Novo Mundo enfrenta desafios na coleta de lixo em São Marcos durante festas de fim de ano

Jennifer Pegoreti, sócia-proprietária da empresa de coleta Novo Mundo, relatou aumento de até 100% no volume de resíduos durante o período. O contrato emergencial, firmado após a crise da coleta no ano passado, vence em abril Em abril de 2024, São Marcos enfrentou uma das maiores crises relacionadas à coleta de lixo de sua história.

Atualizado em 04/01/2025 às 09:01, por Equipe SMO.

Novo Mundo enfrenta desafios na coleta de lixo em São Marcos durante festas de fim de ano

Jennifer Pegoreti, sócia-proprietária da empresa de coleta Novo Mundo, relatou aumento de até 100% no volume de resíduos durante o período. O contrato emergencial, firmado após a crise da coleta no ano passado, vence em abril

Em abril de 2024, São Marcos enfrentou uma das maiores crises relacionadas à coleta de lixo de sua história. Após a interrupção dos serviços pela empresa Ecoverde, a cidade ficou sem coleta regular, gerando transtornos e indignação por parte da população. Para contornar o problema, a prefeitura firmou um contrato emergencial com a empresa Novo Mundo, que assumiu a responsabilidade pelos resíduos do município após inúmeras reviravoltas entre licitações desertas e desistências.

https://saomarcosonline.com/apidata/imgcache/e7d2de2ef4d18ca32662b52abaa1051c.png

Desde então, a Novo Mundo tem enfrentado diversos desafios na operação local, especialmente durante períodos de maior volume de resíduos, como as festas de fim de ano. Jennifer Pegoreti, sócia-proprietária da Novo Mundo, falou ao São Marcos Online nesta quinta-feira (2) para esclarecer as recentes reclamações de acúmulo de lixo e mistura de resíduos recicláveis e orgânicos. Na mesma data, o gerente da unidade local esteve no gabinete do prefeito Volmir Rech para discutir melhorias no sistema.

Leia ainda: Novo Mundo assume coleta de resíduos em São Marcos após situação crítica

Os desafios da coleta durante o Ano Novo

“Após a data de Ano Novo, todos os municípios em que trabalhamos registraram quase 100% a mais de resíduos que nos dias normais”, explica Jennifer. Ela ressaltou que o volume excepcional de lixo, especialmente reciclável, torna mais difícil regularizar os serviços em curto prazo:
“Estamos trabalhando com todo o efetivo e veículos disponíveis. Vamos tentar regularizar o quanto antes. Para reforçar nossa operação, estamos trazendo coletores de outros municípios e planejamos alocar reforços permanentes em São Marcos até o dia 10 deste mês”, disse.

Separação de resíduos em dias críticos

Sobre as alegações de mistura de resíduos, Jennifer negou que isso ocorra de forma permanente e destacou a excepcionalidade do período pós-feriado:
“Certamente, a orientação operacional para esses dias foi coletar todo e qualquer resíduo. No transbordo, realizamos a separação. Nossa estrutura permite descarregar o material no piso, onde ele é separado antes de ser enviado ao destino correto. A partir da próxima semana, a coleta seletiva retornará ao padrão habitual.”

Colaboradores e próximos passos

Jennifer afirmou que o quadro de colaboradores está completo, conforme previsto no contrato. “Estamos trabalhando com a quantidade estipulada de funcionários e planejamos ampliar a equipe com profissionais de fora para reforçar o efetivo local”, informou.

Ela também destacou a importância de uma reunião com a nova administração municipal para discutir melhorias no sistema de coleta e planejar o futuro:
“Nos próximos dias, pretendemos nos reunir com a administração para apresentar dados detalhados, como quantitativos e quilometragem, e propor novas ideias para o município prosperar. Com o vencimento do contrato emergencial em abril, é essencial que o município já esteja com um novo edital em andamento.”

Relembre a crise de 2024 na Coleta de lixo em São Marcos

A crise na coleta de lixo começou quando a empresa anterior, Ecoverde, encerrou suas operações no município. Isso levou a Prefeitura a buscar uma solução emergencial, culminando na contratação da Novo Mundo. Apesar dos desafios iniciais, a empresa implementou uma operação que, na maior parte do tempo, conseguiu atender à demanda da cidade.

Agora, com o término do contrato emergencial se aproximando, a prefeitura de São Marcos precisa definir os próximos passos para garantir a continuidade e a melhoria dos serviços.

Para mais informações ou dúvidas sobre a coleta de resíduos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está à disposição pelo telefone (54) 3291-9931 ou pelo e-mail meioambiente@saomarcos.rs.gov.br.