Licitação para coleta de resíduos em São Marcos entra em nova fase com expectativa pelo retorno da Nelar
.

Com a inabilitação da primeira colocada e desclassificação da segunda, empresa são-marquense Nelar tem documentação analisada nesta terça (22) e poderá voltar a atuar no município depois de 6 anos
A licitação para contratação da empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos em São Marcos segue movimentada e entra em nova etapa nesta terça-feira (22), após pausa no feriado. O processo, que teve início com sete empresas interessadas, incluindo a são-marquense Nelar, passou por atualizações no edital e fases de negociação intensas.
Nesta manhã, às 9h09, foi aberta nova rodada de negociação com a empresa Adelar José dos Santos Ltda, classificada como melhor colocada naquele momento. Após cerca de meia hora de tratativas, às 9h39, a negociação foi encerrada e, na sequência, o valor de R$ 2.438.499,96 foi aceito pelo pregoeiro, oficializando a proposta da empresa. Às 9h41, foi reaberto o prazo para envio da documentação da proposta, com encerramento previsto para às 12h desta terça-feira.
Apesar da movimentação envolvendo outras empresas, há grande expectativa por parte da comunidade são-marquense pelo possível retorno da Nelar, empresa local que por anos foi responsável pela coleta no município e cuja documentação chegou a ser analisada em fases anteriores do processo.
O desfecho da licitação ainda depende da análise das propostas e habilitação, e a disputa segue gerando atenção em virtude do impacto direto na rotina e na qualidade dos serviços urbanos de São Marcos.
Atualmente, há em vigor contrato emergencial com a empresa NOVO MUNDO, que vence neste dia 29 podendo ser prorrogado por mais 30 dias. A NELAR se afastou das atividades em São Marcos após processo licitatório em setembro de 2018, entrando a empresa ECOVERDE.
O que muda no novo contrato
Entre as principais alterações no novo edital estão:
- Quatro caminhões exclusivos (dois para orgânicos e dois para recicláveis), com até cinco anos de uso;
- Quatro equipes para atuação simultânea;
- Transporte diário dos recicláveis até Caxias do Sul;
- Operação da Estação de Transbordo local;
- Manutenção dos contentores instalados em pontos estratégicos da cidade.
A planilha de custos fornecida pelo município é obrigatória, e qualquer ausência de documentos ou inadequações resulta na desclassificação imediata da empresa concorrente.