Licitação da Coleta de Lixo em São Marcos: Nelar habilitada e quatro intenções de recursos
Situação segue indefinida até a terça-feira dia 29, data também em que encerra contrato emergencial com a Novo Mundo. Prefeitura estuda alternativa para transição entre empresas para manter o serviço ativo A licitação para a coleta de resíduos sólidos em São Marcos, iniciada em 16 de abril de 2025, segue em andamento com diversas reviravoltas.

Situação segue indefinida até a terça-feira dia 29, data também em que encerra contrato emergencial com a Novo Mundo. Prefeitura estuda alternativa para transição entre empresas para manter o serviço ativo
A licitação para a coleta de resíduos sólidos em São Marcos, iniciada em 16 de abril de 2025, segue em andamento com diversas reviravoltas. Inicialmente, sete empresas participaram do processo. A Panambi Ambiental Ltda., que apresentou a menor proposta, foi inabilitada por não apresentar a Certidão Negativa de Falência e Concordata ou Recuperação Judicial. Em seguida, a empresa Janete Barbosa Dias Ferreira foi desclassificada por não apresentar proposta reajustada. Com isso, a empresa são-marquense Nelar, terceira colocada, teve sua documentação analisada e foi habilitada.
No entanto, quatro empresas apresentaram intenções de recurso: Adelar José dos Santos Ltda., Panambi Ambiental Ltda., Novo Mundo Prestação de Serviços de Coleta de Resíduos Ltda. e Moraes Locação de Equipamentos Ltda. O prazo para apresentação das razões dos recursos vai até 29 de abril, e o prazo para contrarrazões encerra em 5 de maio. A decisão final do pregoeiro e da autoridade competente será publicada após a análise desses recursos., se forem apresentados até terça.
O contrato emergencial com a empresa Novo Mundo, responsável atual pela coleta de lixo no município, encerra-se em 29 de abril. Diante disso, o São Marcos Online questionou o prefeito Volmir Rech, que afirmou que, caso a Nelar seja declarada vencedora, será verificada a possibilidade de início imediato dos serviços. Caso contrário, será necessário firmar um novo contrato emergencial com empresas disponíveis no mercado, como Novo Mundo ou com a Codeca, por exemplo. O prefeito destacou que a administração está atenta aos prazos e buscando soluções para evitar interrupções na coleta de lixo no município.
Em conversa com o SMO esta tarde representante da Nelar explicou que, caso venha ser efetivada como vencedora do processo, a empresa irá precisar de no mínimo 30 dias para se estabelecer com montagem de novos caminhões e equipe. Conforme sondagem feita pela reportagem junto a representantes da Novo Mundo, a prefeitura procurou a empresa para discutir a possibilidade de permanência por mais alguns dias, porém ainda não decidiram sobre ficar ou encerras as atividades na próxima semana.
Considerando os prazos e a necessidade de adaptação da empresa vencedora, preocupa a possibilidade de falhas no serviço nos próximos dias, assim como ocorreu ano passado.