Golpistas aproveitam o Dia dos Pais para aplicar fraudes; veja como se proteger
Consumidores lotam shoppings, lojas de rua e sites de e-commerce para comprar presentes. Contudo, enquanto muitos se preparam para presentear uma pessoa querida, quadrilhas especializadas em golpes veem na data uma oportunidade perfeita para cometer crimes.

Consumidores lotam shoppings, lojas de rua e sites de e-commerce para comprar presentes. Contudo, enquanto muitos se preparam para presentear uma pessoa querida, quadrilhas especializadas em golpes veem na data uma oportunidade perfeita para cometer crimes.
O Dia dos Pais, comemorado no Brasil no próximo domingo (11), é uma das datas comemorativas mais tradicionais do ano, marcada pelo aumento das vendas no comércio. Consumidores lotam shoppings, lojas de rua e sites de e-commerce para comprar presentes. Contudo, enquanto muitos se preparam para presentear uma pessoa querida, quadrilhas especializadas em golpes veem na data uma oportunidade perfeita para cometer crimes.
Durante esse período, clientes são bombardeados com ofertas, e criminosos utilizam essa movimentação para aplicar golpes, principalmente por meio de “engenharia social”, uma técnica de manipulação que leva o usuário a fornecer informações confidenciais. Segundo José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, golpistas criam páginas falsas de e-commerce, promoções inexistentes e perfis falsos nas redes sociais que aparecem em anúncios e stories.
“Pare, pense e desconfie. O produto ofertado está com o preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral? O vendedor está pressionando para fechar logo a compra dizendo que ela pode ficar indisponível? Há fotos ou vídeos de produtos com resultados mirabolantes? A chance de ser um golpe é grande”, alerta Gomes.
Nas lojas físicas, a aglomeração de pessoas e a distração durante os pagamentos facilitam golpes como a troca do cartão e a fraude da maquininha. Nesses casos, o bandido entrega a maquininha para o cliente digitar a senha e, aproveitando um momento de distração, presta atenção na senha digitada. É fundamental que o campo de senha mostre apenas asteriscos.
“O cliente também não deve aceitar fazer pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado. Ainda é muito importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha e não o entregue para terceiros. Peça o recibo impresso da transação ou verifique se o valor está correto nas mensagens enviadas pelo banco”, acrescenta Gomes.
Para garantir compras seguras neste Dia dos Pais, veja a seguir as 10 principais dicas:
- Prefira sites conhecidos e verifique a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações.
- Tenha cuidado com e-mails promocionais que contenham links. Acesse o site digitando os dados no navegador, não clicando no link.
- Desconfie de empresas que pedem pagamentos antecipados e prometem entregas em prazos longos.
- Verifique as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfie quando existem poucas opções.
- Desconfie de promoções com preços muito baixos, pois podem ser golpes.
- Verifique perfis falsos nas redes sociais; confira o selo de autenticação e o número de seguidores.
- Use cartão virtual para compras online.
- Confira o valor na maquininha antes de digitar a senha.
- Insira você mesmo o cartão na maquininha e sempre verifique se o cartão devolvido é realmente o seu.
- Ao pagar com Pix, faça a transação dentro do ambiente da loja virtual e verifique todos os dados do pagamento.
Essas medidas de segurança são essenciais para evitar fraudes e garantir que o Dia dos Pais seja comemorado sem transtornos. Fique atento e proteja-se.