Porteira da Serra levou São Marcos e trouxe títulos do 15º Festival Nacional de Arte e Tradição (FENART)
O Festival Nacional de Artes e Tradições Gaúcha ocorreu na cidade de Irati, no Paraná, semana passada.


O Festival Nacional de Artes e Tradições Gaúcha ocorreu na cidade de Irati, no Paraná, semana passada. Invernadas Mirim e Juvenil ficaram em 3º lugar entre CTG’s de todo Brasil
O CTG Porteira da Serra desembarcou em São Marcos na manhã da segunda-feira (24), trazendo na bagagem dois títulos que colocam a entidade são-marquense entre os destaque nacionais. Ele retornaram da cidade de Irati, no Paraná, onde participaram do 15º FENART (Festival Nacional de Artes e Tradições Gaúcha).
O CTG conquistou o 3º lugar nacional nas categorias Dança Campesinas Mirim e Juvenil. A invernada Adulta também participou e fez uma belíssima apresentação porém, sem classificação entre os finalistas.
Participam os campeões de todas as regiões tradicionalistas do Brasil, em movimentos regionais como o FGADAN, por exemplo, sendo que somente 4 se classificaram em cada categoria.
O evento iniciou na quinta-feira (20) e as finais aconteceram no domingo pela manhã.
Leia também:
CTG Porteira da Serra está no Paraná representando a região no 15º Fenart
O Nacional 2023, evento que envolve o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART), o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas, é uma promoção da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e nesta ocasião do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), com organização da 6ª Região Tradicionalista e prefeitura daquela cidade.
Antes de viajar o CTG promoveu almoço onde apresentou as danças que representou em Irati
O SMO acompanhou o evento no domingo (16). Acompanhe no vídeo:
De acordo com a organização do Nacional, mais de três mil competidores participaram nas mais diversas modalidades campeiras e artísticas, que envolveu movimentos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília e claro, do Paraná.
Dentro do Nacional, o 15º FENART contou com maior número de participantes dispostos seis palcos, que abrigam apresentações em grupo e individuais de danças. Também há outras modalidades, como canto, declamações, instrumentais, entre outras.

De São Marcos e representando a 25ª Região Tradicionalista e todo o Estado, foram 104 membros, sendo 65 dançarinos. Foram 10h de viagem e mais de mil quilômetros percorridos.
Entidade viajou com apoio da prefeitura e de patrocinadores, além dos recursos captados com eventos próprios.