28 policiais militares da região estão habilitados a atuarem no atendimento à mulher vítima de violência
Em sua 16ª edição, o curso de Capacitação Patrulha Maria da Penha habilita para o trabalho nas Patrulhas Maria da Penha, que atendem ocorrências de violência doméstica e familiar, além de visitas sistemáticas nas casas de vítimas com medida protetiva de urgência.
Participaram da capacitação, que ocorreu nos dias 24, 25, 26 e 27 de agosto os policiais militares do 36° BPM, Sd Tiago, lotado no 2° Pelotão de São Marcos e o Sd Pastorini lotado no 3° GPM de Nova Roma do Sul, ambos pertencentes ao 36° BPM. Ao todo foram capacitados 28 policiais militares pertencentes aos cinco Batalhões subordinados ao CRPO/Serra.
O curso promovido pelo Departamento de Ensino da Brigada Militar ocorreu em Caxias do Sul, durante toda esta semana, e foi coordenado pelo Major Juliano Amaral, multiplicador do curso de formação, e pela Soldado Catiele De Carvalho, patrulheira em Caxias do Sul.
Entre os temas de estudo, foi abordado a integralidade aos eixos ético, legal e técnico, objetivando uma metodologia baseada na interação com a realização de atividades com o corpo discente que permitem aliar teoria e prática, analisando casos reais e troca de experiências entre os participantes.

Com a habilitação, os Policiais Militares, passarão a atuar nas Patrulhas Maria da Penha, que atendem ocorrências de violência doméstica e familiar, além de visitas sistemáticas nas casas de vítimas com medida protetiva de urgência.
A Brigada Militar do Rio Grande do Sul foi a primeira Polícia Militar a inserir suas atividades na rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica no Brasil. As atividades iniciaram no dia 20 de outubro de 2012, em Porto Alegre, e atualmente são realizadas em 114 municípios gaúchos.