21.8 C
São Marcos
InícioBombeirosSargento Alan assume comando do Corpo de Bombeiros de São Marcos

Sargento Alan assume comando do Corpo de Bombeiros de São Marcos

Geomir Alan da Cás recebeu passagem de comando do sargento Miguel Oliveira de Souza, que passou em concurso do Estado

Aos 40 anos, o sargento do Corpo de Bombeiros Geomir Alan Da Cás, hoje lotado no quartel de São Marcos, assumiu na última sexta-feira (20) o comando da corporação no município. Alan recebeu passagem do sargento Miguel Oliveira de Souza em ato simbólico diante do efetivo. Miguel, que é lotado em Canela, esteve no comando desde setembro de 2020 quando o tenente Alexandre Machado foi para a reserva.

Natural de Farroupilha, ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul em 2003, na capital Porto Alegre. Após o curso foi lotado na cidade de Farroupilha e já trabalhou em Caxias do Sul, Portao (no Vale dos Sinos) e atua em  São Marcos desde 2019. É bacharel em direito pela Universidade de Caxias do Sul e como bombeiro tem em seu currículo curso de especialização em combate a incêndios feito na cidade de College Station, no Texas (EUA) e curso de busca e resgate em estruturas colapsadas, feito pela NASA na Califórnia. Também é instrutor na Academia de Bombeiros do Rio Grande do Sul.

Sargento Miguel: ‘Que nossas esporas possam se chocar novamente em cavalgadas futuras’

Sargento Miguel Oliveira de Souza irá se tornar 1° tenente após curso básico de administração. Foto: SMO

Em depoimento ao Portal SMO, o ex-comandante agradeceu a comunidade e destacou as conquistas da corporação durante o período em que passou por São Marcos. Miguel foi aprovado em concurso para 1° tenente do Corpo de Bombeiros do RS, fato que motivou a troca no comando. “Aproveitando a oportunidade quero agradecer à comunidade são-marquense, pelo tempo que passei nessa cidade maravilhosa, fiquei encantado, não conhecia a cidade e pude sentir que é muito forte no empreendedorismo e isso faz com que se tenha qualidade de vida”, apontou.

Ele citou algumas conquistas para o quartel de São Marcos durante sua gestão, como a viatura de resgate, que está cedida pelo quartel da cidade de Gramado, aquisição de equipamentos salvamento em altura, salvamento veicular, gestão de frota e de rotina de treinamentos e no aparelhamento do quartel como um todo.

Sargento Miguel finalizou agradecendo também aos colegas de farda que, conforme ele, muito somaram em sua passagem pelo comando. “Talvez um dia a gente se encontre, não é um adeus mas, como se diz na cavalaria: Que nossas esporas possam se chocar novamente em cavalgadas futuras”, disse.

Sargento Alan: ‘Assumo com a missão de continuar com esse serviço que vem sendo muito bem prestado’

Assumindo efetivamente o comando o sargento Geomir Alan Da Cás também agradeceu ao ex-comandante que esteve a frente do pelotão nesses meses, pelo conhecimento agregado e que gerou muitos benefícios à comunidade, conforme Alan.

“Assumo hoje a função de responder pelo comando aqui da cidade de São Marcos com a missão de continuar com esse serviço que vem sendo muito bem prestado, com apoio do comando regional através do Coronel Fortes, responsável pela Serra Gaúcha e do nosso comandante de companhia também, major Batista, que comanda a 2° Companhia, na qual estamos inseridos”, lembrou.

O agora comandante destacou ainda a conquista do efetivo com a aprovação em concurso para sargento dos soldados Philipe e Busnelo ( veja no vídeo), que segundo Alan  em somar em muito para os serviços prestados. “Hoje o efetivo local vai ter um incremento muito importante de graduados, em conhecimentos, porque eles hoje desempenham funções muito importantes sendo ótimos gestores, então a comunidade toda terá grande benefício com essa promoção dos dois”, assinala.

Philipe e Busnelo farão curso à distância de aproximadamente seis meses. Já Miguel terá aulas presenciais na capital. Hoje o quartel de São Marcos conta com 11 militares, sendo 9 soldados e dois sargentos.

Destaques

Últimas

Conteúdo relacionado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui