Geomir Alan da Cás recebeu passagem de comando do sargento Miguel Oliveira de Souza, que passou em concurso do Estado
Aos 40 anos, o sargento do Corpo de Bombeiros Geomir Alan Da Cás, hoje lotado no quartel de São Marcos, assumiu na última sexta-feira (20) o comando da corporação no município. Alan recebeu passagem do sargento Miguel Oliveira de Souza em ato simbólico diante do efetivo. Miguel, que é lotado em Canela, esteve no comando desde setembro de 2020 quando o tenente Alexandre Machado foi para a reserva.
Natural de Farroupilha, ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul em 2003, na capital Porto Alegre. Após o curso foi lotado na cidade de Farroupilha e já trabalhou em Caxias do Sul, Portao (no Vale dos Sinos) e atua em São Marcos desde 2019. É bacharel em direito pela Universidade de Caxias do Sul e como bombeiro tem em seu currículo curso de especialização em combate a incêndios feito na cidade de College Station, no Texas (EUA) e curso de busca e resgate em estruturas colapsadas, feito pela NASA na Califórnia. Também é instrutor na Academia de Bombeiros do Rio Grande do Sul.
Sargento Miguel: ‘Que nossas esporas possam se chocar novamente em cavalgadas futuras’

Em depoimento ao Portal SMO, o ex-comandante agradeceu a comunidade e destacou as conquistas da corporação durante o período em que passou por São Marcos. Miguel foi aprovado em concurso para 1° tenente do Corpo de Bombeiros do RS, fato que motivou a troca no comando. “Aproveitando a oportunidade quero agradecer à comunidade são-marquense, pelo tempo que passei nessa cidade maravilhosa, fiquei encantado, não conhecia a cidade e pude sentir que é muito forte no empreendedorismo e isso faz com que se tenha qualidade de vida”, apontou.
Ele citou algumas conquistas para o quartel de São Marcos durante sua gestão, como a viatura de resgate, que está cedida pelo quartel da cidade de Gramado, aquisição de equipamentos salvamento em altura, salvamento veicular, gestão de frota e de rotina de treinamentos e no aparelhamento do quartel como um todo.
Sargento Miguel finalizou agradecendo também aos colegas de farda que, conforme ele, muito somaram em sua passagem pelo comando. “Talvez um dia a gente se encontre, não é um adeus mas, como se diz na cavalaria: Que nossas esporas possam se chocar novamente em cavalgadas futuras”, disse.
Sargento Alan: ‘Assumo com a missão de continuar com esse serviço que vem sendo muito bem prestado’
Assumindo efetivamente o comando o sargento Geomir Alan Da Cás também agradeceu ao ex-comandante que esteve a frente do pelotão nesses meses, pelo conhecimento agregado e que gerou muitos benefícios à comunidade, conforme Alan.
“Assumo hoje a função de responder pelo comando aqui da cidade de São Marcos com a missão de continuar com esse serviço que vem sendo muito bem prestado, com apoio do comando regional através do Coronel Fortes, responsável pela Serra Gaúcha e do nosso comandante de companhia também, major Batista, que comanda a 2° Companhia, na qual estamos inseridos”, lembrou.
O agora comandante destacou ainda a conquista do efetivo com a aprovação em concurso para sargento dos soldados Philipe e Busnelo ( veja no vídeo), que segundo Alan em somar em muito para os serviços prestados. “Hoje o efetivo local vai ter um incremento muito importante de graduados, em conhecimentos, porque eles hoje desempenham funções muito importantes sendo ótimos gestores, então a comunidade toda terá grande benefício com essa promoção dos dois”, assinala.
Philipe e Busnelo farão curso à distância de aproximadamente seis meses. Já Miguel terá aulas presenciais na capital. Hoje o quartel de São Marcos conta com 11 militares, sendo 9 soldados e dois sargentos.